Capacitação online: ministro substituto do TCU, Marcos Bemquerer, inicia Seminário “Desafios de Comunicação do Sistema de Contas Públicas”

Uma programação voltada para servidores dos Tribunais de Contas, com o tema “Desafios de Comunicação do sistema de Contas Públicas”, ocorre, na modalidade virtual, nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, direto de Brasília (DF).

O ministro substituto do TCU, Marcos Bemquerer Costa, presidente da Audicon e a conselheira substituta Heloísa Helena (TCE-GO), dirigente da associação, abriram a programação em um painel sobre tema do evento, moderado pelo jornalista Sergio Lerrer, editor do Portal Pro Legislativo, entidade organizadora do seminário.

Após este primeiro painel, a programação seguiu com a palestra “Comunicação e Sustentabilidade”, proferida pelo ministro do TCU, Raimundo Carreiro.

Com a palestra “Jornalismo Digital no Poder Público”, sob a responsabilidade do diretor da Agência Senado, Flávio Faria, o seminário continua após o intervalo para o almoço.

Na sequência será a vez da palestra “Convergência de Mídias”, com Lincon Macário, presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública.
“Inovação nos Processos de Comunicação”, ministrada por Carol Nogueira, diretora de Núcleo da Câmara dos Deputados, dá continuidade à programação.

“Transparência como Ferramenta de Comunicação”, proferida pelo consultor da Transparência Internacional, Fabiano Angélico, encerra o evento.

Os tribunais de contas atualmente mobilizam esforços pela transparência na difusão das informações sobre o sistema de controle de contas públicas. Ao mesmo tempo, as cortes precisam de uma maior aproximação com o cidadão, sociedade e imprensa. Para uma efetiva comunicação pública, são necessárias estratégias capazes de envolver o cidadão.

Participam do seminário, em Belém (PA), servidores do TCE-PA e do Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA).

O Pro Legislativo é um portal especializado em comunicação legislativa e comunicação pública. O veículo acompanha de perto os eventos do setor de contas públicas.

Objetivo - De acordo com os organizadores, o seminário dá início a uma série de eventos com o objetivo de promover a contextualização, qualificação, suporte e inspiração para avanços na comunicação das Cortes de Contas.

Ainda de acordo com os organizadores, poderá ser feita interação por meio de perguntas por whatsapp, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com transmissão a partir de um estúdio em Brasília.

curso comunicaao 2019