TCE-PA inaugura sala em homenagem ao ex-servidor Marco Pontes

A sala de aula com o nome do ex-servidor, falecido este ano, Marco Antonio Nobre Pontes, da Escola de Contas Alberto Velloso (Ecav), foi inaugurada nesta terça-feira, 15 de outubro. Na ocasião, a Corte de Contas do (TCE-PA) recebeu a família do homenageado e em seguida houve a cerimônia dedicada a ele e extensiva aos demais professores.

Membro do conselho consultivo e representando a Ecav, o conselheiro substituto Daniel Mello abriu as saudações. “Essa homenagem materializa todo o nosso sentimento de gratidão ao Marco Pontes pelo tempo dedicado à Ecav como professor, ao tribunal e à sociedade como servidor público, totalizando vinte e oito anos”, disse Daniel Mello.

Diante dos desafios diários em relação ao trabalho que o ex-servidor prestava à educação de novos cidadãos, com a finalidade de transmitir a importância do Controle Externo, Lucival Barbalho, filho de Marco, contou sobre o que ele também ensinou à família.

“Todos os dias ele contava as histórias das missões de vocês nas salas de aula e hoje a gente ouviu as homenagens e as falas, e se emociona quando vê que ele vai ficar imortalizado aqui no tribunal. Meu pai sempre quis dar o melhor de si e tirar o melhor do outro. Ele sempre acreditou no poder da educação transformadora, buscando uma sociedade melhor. E hoje nós estamos muito felizes. Muito obrigado”, agradeceu.

A família ressaltou como o nome do Marco foi escolhido pelos pais e a generosidade dele como professor durante a experiência em salas de aula. Diante de todas as histórias e inspirado na vocação e no trabalho de Pontes, o conselheiro Nelson Chaves propôs nomear a sala da Ecav em homenagem ao ex-servidor.

“A escola cresceu para fazer jus a essa homenagem simples e sincera ao Marco. O destino nos conduziu para homenagearmos um professor dentro da sala de aula e hoje a mensagem é que o mestre aprende sempre com o outro e o Marco ensinou isso para a gente. Depois de pensarmos Juntamente com a equipe da Ecav, chegamos à conclusão de que nada seria melhor do que eternizar o nome do Marco em nossa memória e nossos corações”, concluiu Nelson Chaves.

A diretora da Ecav, Eliana Ercila Silva, inaugurou a sala em nome falando pelo tribunal, pelos servidores, pelos professores e também pelos colegas da escola que trabalharam com o Marco e que servem à sociedade por meio do TCE-PA.

sala aula marco ecav 2019