Ação de cidadania e cultura: Mais de 130 alunos da Escola “Brasília” assistem à palestra e são presenteados com barquinhos de Miriti da exposição “Canoas de Promesseiros 2019”

Levar alegria, aula de cidadania, incentivo à cultura e ao controle social. Esses foram os principais objetivos do Projeto TCE Cidadão, Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), durante visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, no distrito de Outeiro, em Belém.

Mais de 130 alunos assistiram a palestra do “TCE Cidadão” na quinta-feira, 14 de novembro. Os alunos tiveram ainda uma outra atração: receberam os famosos barquinhos de miriti utilizados na exposição “Canoas de Promesseiros 2019”.

Na apresentação do projeto, os estudantes conheceram um pouco do trabalho do TCE-PA, e a importância do controle social para a melhoria da qualidade de vida de cada um.

“Não sabia que eu poderia denunciar a falta de asfalto na minha rua e a (falta) de merenda na nossa escola. Agora sei que também depende do nosso esforço ter uma vida melhor no nosso bairro”, disse o estudante Flávio Silva, de 18 anos.

A diretora da escola, Clênia Alves, ressaltou a importância da presença do TCE-PA no colégio. “Estamos todos muito felizes com a vinda do Tribunal de Contas até os nossos alunos. É de extrema necessidade que eles conheçam o papel da Corte de Contas, mas, além de tudo, que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida deles e das suas famílias, sem contar o cuidado que eles terão a mais com a escola”, resumiu.

Escola fica colorida com a distribuição dos barquinhos de Miriti

Ainda durante a programação na escola “Brasília”, alunos do 1º, 2° e 3° ano do ensino fundamental foram presenteados com os barquinhos de miriti – objetos utilizados na exposição “Canoas de Promesseiros 2019”.

Com as cores neons dos barcos a quadra de esportes da escola ficou iluminada.

O sorriso no rosto das crianças foi mais um dos frutos da iniciativa do TCE-PA no período da quadra nazarena. A exposição “Canoas de Promesseiros”, idealizada pelo conselheiro Nelson Chaves, tem como objetivo final a doação dos barcos para alunos de escolas públicas.

Em 2019, a exposição contou com 200 barquinhos coloridos e uma iluminação diferenciada. O principal objetivo foi alcançado – levar ao conhecimento dos alunos a importância da Romaria Fluvial e do Miriti –, que possibilita ainda fonte de renda dos artesãos de Abaetetuba, no nordeste do estado.

O pequeno João Soares, de 8 anos, ficou encantado com o presente que recebeu e disse que vai brincar com os irmãos e toda família. “Nunca tive um barco desse tamanho. Muito obrigado pelo presente”, agradeceu.

A Escola Brasília também foi presenteada com a representação de uma Corveta da Marinha do Brasil – utilizada na exposição “Canoas de Promesseiros 2019”.

“Sem palavras para agradecer por ter nossa escola como destino final dos barcos de Miriti. Nossos alunos ficaram radiantes. Simplesmente, obrigada”, finalizou a diretora Clênia Alves.

tce cidadao brasilia 2019