Servidores do TCE-PA recebem treinamento sobre técnicas de redação de instruções e pareceres

Conselheiro substituto Luiz Henrique Lima do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT) recebe estatueta Serzedello Corrêa do presidente do TCE-PA, conselheiro Odilon Teixeira, em agradecimento.

Os servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) passarão os dias 28 e 29 de novembro imersos em sala de aula da Escola de Contas Alberto Velloso (ECAV), com o conselheiro substituto Luiz Henrique Lima do Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE-MT), facilitador do curso “Redação Técnica, Técnicas de argumentação e qualidade nas instruções e pareceres de processos de controle externo”. O conteúdo programático aborda a comunicação escrita e texto técnico, coesão e coerência textual, técnicas de argumentação jurídica, convencimentos e falácias.

O presidente do TCE-PA, conselheiro Odilon Teixeira, recebeu o conselheiro substituto Luiz Henrique e na ocasião recomendou que os servidores “extraiam tudo o que puderem do conselheiro, pois ele é extremamente competente; fico muito satisfeito pela sua presença, já que não é todo dia que podemos aprender com uma sumidade em relatórios técnicos”, disse.

Estão escritos 35 servidores desta Corte de Contas e do Ministério Público de Contas (MPC-PA). O curso iniciou com informações sobre as características dos textos técnicos, com indicações de leituras de leis que normatizam a elaboração desses textos.

Para o conselheiro substituto, a redação técnica deve seguir os mesmos critérios das redações convencionais, como redigir com habilidade, objetividade, imparcialidade e impessoalidade. “É importante redigir a mensagem e saber para quem enviar: a mensagem que enviarei para o grupo da igreja não é a mesma que mandaremos para o grupo de futebol", explicou

CURSO DE REDACAO TECNICA 1

CURSO DE REDACAO TECNICA 2