Atricon qualifica Conselheiros e servidores para a quantificação de benefícios gerados por Tribunais de Contas

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, participou do curso “Quantificação de benefícios gerados pelos Tribunais de Contas”, que ocorreu no período de 4 a 6 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. 

Promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), a capacitação vem propiciar, a partir da experiência do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio), conhecimentos técnicos acerca da quantificação de benefícios advindos com a atuação dos Tribunais de Contas, possibilitando a implantação, em âmbito nacional, da metodologia contemplada no Manual de Quantificação de Benefícios da Atricon, como forma de fortalecimento da imagem do Sistema Tribunais de Contas perante a sociedade e de demonstração do impacto positivo da atividade de controle exercida por seus componentes.

A elaboração do Manual de Quantificação de Benefícios, desenvolvido durante a gestão do Conselheiro Fábio Nogueira na Atricon, com a participação do Conselheiro Felipe Puccioni (TCMRio), foi muito elogiada durante o encontro. “Com base nos TCs que já medem seus impactos, a previsão é de que a mensuração do conjunto de 33 Tribunais de Contas alcance aproximadamente R$ 400 bilhões ao ano”, disse Puccioni.

Presente na mesa de abertura, Conselheira Rosa Egídia lembrou que a ferramenta auxiliará na identificação de subsídios para a tomada de decisões estratégicas. “Instituições sólidas e atuantes propiciam o fortalecimento da democracia”, concluiu.

O curso tem como público-alvo Conselheiros, Conselheiros-Substitutos, Procuradores de Contas, secretários e servidores da área de controle externo, com destaque para os atuantes na quantificação de benefícios, e de tecnologia da informação. Pelo menos 200 membros e servidores de órgãos de controle compareceram à capacitação.

Também participaram pelo TCE-PA o Conselheiro Substituto Julival Rocha, o chefe de Gabinete da Presidência Diógenes Fiorese, a secretária de controle externo Ana Paula Maciel, a secretária de controle interno Andréa Xerfan, a secretária de tecnologia da informação Leda Mara Monteiro, o Coronel PM Fabrício Bassalo, do Gabinete Militar, e a controladora da 1ª Controladoria de Contas de Gestão, Priscila Nascimento. Completam o grupo a Procuradora-Geral de Contas dos Municípios do Estado do Pará Elisabeth Salame e a Procuradora Deíla Barbosa, do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA).

CNPTC – Na tarde de segunda-feira, 4, a Conselheira Rosa Egídia esteve em reunião do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), coordenada pelo presidente da entidade representativa, Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, que também preside o TCMRio.

Durante a reunião, houve a apresentação do grupo de trabalho responsável por estudar a possibilidade de representação judicial e assessoramento jurídico dos Tribunais de Contas, coordenado pelo Conselheiro André Matos, presidente do TCE Tocantins, bem como do Programa Ciência e Gestão pela Educação (PCGE), que está sob a coordenação do Conselheiro Felipe Galvão Pucciani, do TCMRio.

 

 

cursoconselheiraA06.09.2023

cursoconselheiraC06.09.2023

cursoconselheiraB06.09.2023

cursoconselheiraD06.09.2023