A conselheira ouvidora Rosa Egídia Lopes esteve no 4º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas como representante do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). O evento foi realizado no período de 17 a 19 de outubro, em Fortaleza (CE), pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O Congresso é um dos maiores eventos do setor e já se consolidou no calendário anual dos tribunais de contas de todo país.

O objetivo do Congresso foi promover a melhoria contínua da gestão pública por meio da apresentação de estudos sobre a qualidade das políticas públicas. Além disso, foi mais uma oportunidade para a criação de networking entre profissionais da área para multiplicação e intercâmbio de informações sobre o tema. Uma ocasião singular para a troca de conhecimento e de capacitação entre experiências nacionais e internacionais.

Durante o Congresso, foi lançado o Fórum Nacional de Auditoria e ocorreu a Assembleia Geral do IRB, sendo deliberados o Planejamento Estratégico do instituto e o seu relatório anual de execução. Houve ainda a 1ª Reunião do Acordo de Cooperação entre IRB, Secretaria Tesouro Nacional (STN) e Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Foram definidos os planos de trabalho, com a distribuição das atribuições dos participantes e do cronograma de atividades.

O evento contou com 49 palestrantes nacionais e internacionais, com divulgação de pesquisas científicas e participação de oficinas e cursos voltados à produção, difusão de conhecimento e intercâmbio entre gestores e servidores públicos, integrantes de tribunais de contas, especialistas em governança e políticas públicas, professores e estudantes. Foram apresentados seis painéis simultâneos, com a realização de oito eventos paralelos. O Congresso reuniu quase 2,5 mil inscritos de várias partes do Brasil.

Educontas– Paralelamente ao Congresso, o IX Encontro Nacional dos Técnicos de Educação Profissional das Escolas de Contas (IX Educontas) abordou o tema “A expertise das Escolas de Contas para o Fortalecimento dos Tribunais de Contas: legitimidade na missão de orientar”.

O TCE/PA se fez representar no encontro pelas servidoras da Escola de Contas, Ecleida Inocência Paes Carvalhoe Eliana Ecila Gomes e Silva, oportunidade em que se discutiu a função pedagógica dos tribunais de contas que, além de fiscalizarem o emprego efetivo e eficaz de recursos públicos, também intensificam a orientação na contribuição do aprimoramento e da qualidade da gestão pública.