Contas do Governo: reunião entre equipes técnicas do TCE e SEFA

Contas do Governo: reunião entre equipes técnicas do TCE e SEFA

No dia 27-5-2008, no Auditório Elmiro Nogueira, estiveram reunidas as equipes técnicas de elaboração (do Governo) e análise (do TCE) das Contas do Governo, exercício 2007.

A reunião ocorreu por solicitação da equipe da Secretaria da Fazenda, com o objetivo geral de estabelecer relações institucionais por meio da interação entre os técnicos dos órgãos envolvidos no preparo e na fiscalização das Contas do Governo; e por objetivo específico, conhecer a avaliação dos analistas do TCE sobre a estrutura da apresentação das contas e sobre a suficiência das informações prestadas.

Iniciando o encontro, houve a apresentação de todos os participantes. Em seguida o Sr. Hélio Santos de Oliveira Góes, Diretor de Gestão Contábil e Fiscal, comentou sobre a evolução dos sistemas de informações, especialmente sobre a implantação do SIAFEM, que veio integrar todos os órgãos estaduais.

O coordenador da Comissão de Análise, Reinaldo Valino, destacou a importância do sistema Business Object (BO) na utilização de coleta de dados do SIAFEM, como um avanço tecnológico que propiciou facilidade e agilidade nas análises.

Após questionamento da analista Márcia Tereza, o Diretor da SEFA informou que a Auditoria Geral do Estado (AGE) é o órgão estadual responsável em monitorar o cumprimento das recomendações feitas pelo Tribunal.

Comentou-se, ainda, sobre a tranqüilidade no desenvolvimento dos trabalhos relativos à análise das Contas, que apesar do curto prazo, ocorreu dentro do cronograma estimado. Foi consenso geral que a fluidez dos trabalhos foi conseqüência da organização e competência dos analistas treinados e capacitados para utilizar os sistemas.

Por fim, expôs-se o crescimento da qualidade do conteúdo e forma do Relatório Técnico apresentado pelo Governo, resultante da seriedade dos órgãos estaduais em responder às solicitações do TCE.

Reuniões desse tipo têm grande relevância para o TCE, vez que demonstra o interesse do Governo em colaborar com o exercício do controle externo.