Caixa Postal

Ferramenta desenvolvida no TCE idealizada para aumentar a dinâmica da comunicação entre o Tribunal e os seus Jurisdicionados, utilizando como meio o Portal de Serviços na INTERNET.

A Caixa Postal é um espaço de postagem de correspondências personalizado para cada Órgão jurisdicionado, onde para acesso à esta Caixa de Mensagens o Órgão deverá estar de posse de senha individual de acesso, garantindo o sigilo e confidencialidade das informações publicadas.

O serviço será utilizado por unidades internas do TCE que necessitem de agilidade e facilidade de interação com o público externo (jurisdicionados), em especial as Controladorias do Controle Externo, a Secretaria e o Gabinete da Presidência do TCE.

Este meio é mais uma alternativa de comunicação com o meio externo em adição ao já conhecido e-mail, sendo que o mesmo apresenta algumas características próprias, tais como:

1) Toda a infraestrutura depende unicamente do TCE. Isto faz com que os problemas comumente encontrados como "problemas com o provedor de serviço", "alteração no endereço" ou "caixa postal cheia" deixem de existir;
 
2) Existe todo um controle sobre o acesso a Caixa, leitura de mensagens e sua exclusão, provendo informação sobre mensagens excluídas sem terem sido lidas, por exemplo. Coisa que o email não oferece;
 
3) Seu funcionamento possui apenas um sentido, ou seja, os Jurisdicionados não podem enviar mensagens.

O próximo passo será atribuir o Certificado Digital nas postagens eletrônicas da Caixa Postal, no intuito de garantir os atributos legais necessários às transações eletrônicas, inclusive utilizando de tal meio para os processos oficiais, tais como: comunicados, informativos, orientação, solicitações, notificações, citações, etc. . contribuindo para a celeridade processual, com segurança, eficiência e eficácia.

Para obtenção da senha de acesso, o jurisdicionado deverá encaminhar solicitação ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com as seguintes informações: Órgão, CPF, nome completo, função e email. O setor responsável no TCE fará o cadastro e encaminhará sua senha de acesso ao email fornecido