TCE realiza Encontro de Auditoria Operacional no Pará

Alcançando mais uma meta do PROMOEX – Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros – o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em parceria com o Tribunal de Contas do Município (TCM) realiza o Encontro de Auditoria Operacional do Pará.

O evento, que aconteceu de 17 a 19 de março, contou com as palestras de Edmilson Santos Galiza, diretor geral do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologia para Auditoria (CEDASC) e do Auditor Vivaldo Ribeiro, Coordenador Geral do PROMOEX do TCE-BA e Coordenador do Grupo Temático de Auditoria Operacional (AOP).

Os participantes do Encontro puderam conhecer um pouco mais sobre a Auditoria Operacional e o gerenciamento de auditorias através de sistema informatizado.

“A AOP é uma das ações consideradas prioritárias no plano de trabalho do PROMOEX, e as auditorias para avaliação de resultados de ação governamental devem ser implantadas em pelo menos 75% dos TCs na 1ª fase do Programa, daí a importância de um evento como este”, afirma o conselheiro Fernando Coutinho Jorge, coordenador Geral do Promoex no TCE- Pará.

Durante sua palestra, o auditor Vivaldo Ribeiro apresentou aos participantes um pouco mais sobre esta auditoria que foca em resultados. “Com essa modalidade de auditoria, pretende-se tornar o tribunal mais efetivo, no sentido de dar resposta para sociedade, das suas principais competências e atribuições”, explica do Auditor.

“Essa auditoria operacional visa analisar os aspectos econômicos, eficiência, eficácia e efetividade das políticas publicas, da administração”, completa Vivaldo.
Outra palestra que fez parte da programação do encontro, é a do Diretor Geral do Centro de Estudos de Desenvolvimento de Tecnologia na Bahia (CEDASC) Edmilson Galiza, que apresentou ao publico, o gerenciamento de auditorias através de sistema informatizado.

“O tribunal, junto com o CEDASC, está implementando diversos projetos de tecnologias, inovando a metodologia de gerenciamento, facilitando o trabalho do auditor com soluções inovadoras na administração publica, então estamos implementando projetos que para iniciativa já é uma novidade mas em termo de administração publica ainda é uma novidade”, afirma Edmilson.

Durante o Encontro foi assinado também acordo entre TCE Pará e TCE Bahia que tem como objetivo estabelecer o intercâmbio de informações, procedimentos e metodologias para modenização dos sistemas de fiscalização governamental.