Confira o destaque que o Plano estratégico 2016 - 2021 do TCE-PA recebeu da instituição Planejamento Público nas redes sociais

"Khalil Gibran disse certa vez que a simplicidade é o último degrau da sabedoria, parece que o pessoal da equipe de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) entendeu bem esta premissa, construíram um Planejamento bastante consistente e coerente sem deixar de ser simples e objetivo.

A metodologia utilizada foi a do Balanced Scorecard (BSC), recomendada pelo TCU e hoje utilizada por todos os Tribunais de Contas do País. O primeiro ponto que me chamou atenção foi o período do planejamento, construído para 6 anos à frente (2016 a 2021), o que demonstra uma maior preocupação e compromisso de enxergar a longo prazo, evitando visões limitadas e míopes do ambiente.

O TCE-PA adotou o modelo ideal de mapa estratégico, mais enxuto com três 3 perspectivas (o que eu também recomendo fortemente a ser seguido): “Resultados” com três objetivos estratégicos, “Processos Internos” com quatro objetivos estratégicos e “Recursos” (pessoas, tecnologia da informação, orçamento e logística) com três objetivos estratégicos. Costumo sugerir que a perspectiva de “Resultados” também pode ser chamada de “Resultados para Sociedade” ou apenas “Sociedade”, para deixar ainda mais claro a única razão da existência de qualquer organização pública, servir a sociedade. Na perspectiva de base “Recursos”, costumo sugerir também o nome “Pessoas e Recursos” para dar mais ênfase ao maior ativo de qualquer organização pública, o seu capital humano.

O planejamento do TCE-PA foi construído a várias mãos de forma participativa, o que merece mais um elogio nosso, foram realizadas 16 oficinas de trabalho com a participação de dirigentes e servidores (em média cinquenta pessoas), além do trabalho executado com grupo representativo das unidades técnicas. Também foram aplicados questionários direcionados aos jurisdicionados e a sociedade. Este é o espírito de qualquer planejamento estratégico coerente e que pretende ser uma ferramenta de efetiva transformação organizacional.
Parabéns a todos e todas que fazem o TCE-PA pelo excelente trabalho, em especial a @lilianbendahan, a sociedade agradece!"