O MPC-PA realizará o Encontro “De Olho no Combate à Corrupção”

No encontro serão debatidos com a sociedade os trabalhos realizados para combater a corrupção no Brasil.

Na segunda, 12, o Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) realizará o Encontro “De Olho no Combate à Corrupção”, no Auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A realização do evento tem apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), MPPA, Ministério Público Federal (MPF) e OAB – Seção Pará.

O objetivo do encontro é divulgar e explicar à população a realização do trabalho anticorrupção, além de ouvir a opinião dos presentes sobre a situação do atual cenário político brasileiro, no que diz respeito ao tema em destaque, como explica a procuradora de contas, Silaine Vendramin, “O atual cenário político brasileiro exige dos órgãos de controle uma pronta atuação, coibindo o desvio de verbas públicas, escolhas trágicas com gastos desnecessários, má-gestão dos recursos e corrupção. Essa atuação deve ser integrada, as instituições de controle precisam cada vez mais conversar e trocar informações. O cidadão também precisa exercer o controle social em parceria com as instituições. Todo o poder emana do povo, só quando o povo realmente exercer sua cidadania, cobrando, fiscalizando, indo às ruas, poderemos mudar a história do nosso país. E, isso já está acontecendo”.

O evento contará com cinco palestras, ministradas pelo deputado federal Joaquim Passarinho, presidente da comissão especial na Câmara dos Deputados, que analisou o pacote das 10 medidas contra a corrupção e representantes do MPPA, MPF, TCE e OAB. O mediador das palestras será o procurador de contas do MPC-PA, doutor Patrick Mesquita.

Mesquita destaca a multiplicidade do evento, que contará com representantes de vários setores da sociedade. “O encontro "De olho no Combate à corrupção" traz consigo debate sobre tema que está na pauta do dia e que ocupa grande espaço de preocupação na consciência de cidadania brasileira. O mais interessante é que poderemos contar com abalizadas vozes de distintos setores da sociedade e do Estado, já que contaremos com representantes do Parlamento, do Controle Externo, da Advocacia e do Ministério Público. Essa multiplicidade de debatedores incrementa a qualidade das discussões”. Ressaltou.

As palestras irão falar sobre os seguintes temas: Dez medidas anticorrupção. Do sonho à realidade; O MPF e o combate à corrupção; Tribunais de contas x Corrupção; e Criminalização das Violações das Prerrogativas da Advocacia. As inscrições para o encontro são gratuitas e devem ser realizadas no site do MPC-PA.

Serviço:

Ascom/MPC-PA