Processo Eletrônico: SETIN apresenta o sistema e-TCE à Secretaria Geral

Com objetivo de iniciar a apresentação do sistema de processo eletrônico aos servidores das unidades do Tribunal, a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) realizou a primeira reunião com os servidores da Secretaria Geral (Protocolo e Coordenadoria de Informação e Documentação). O objetivo das apresentações é permitir um primeiro contato dos usuários como o novo sistema visando identificar eventuais dificuldades operacionais.

O sistema de processo eletrônico (e-TCE) objetiva gerar, controlar, tramitar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em processos e expedientes de forma eletrônica, proporcionando benefícios importantes como celeridade processual, padronização, transparência, redução de custos com insumos de impressão, gestão do conhecimento, e ainda estabelecer um canal direto entre o TCE-PA e os seus jurisdicionados.

Durante a apresentação foi possível conhecer o funcionamento do sistema eletrônico de processos. Na oportunidade foram demonstrados exemplos desde o recebimento de documentos no protocolo até a autuação de processos, passando pela digitalização e assinatura digital dos documentos. José Tuffi, titular da Secretaria Geral, participou da apresentação e explicou os benefícios que o processo eletrônico trará ao Tribunal.

“Entre os principais benefícios esperados estão a economia com a impressão e fotocópia de documentos; a agilização na tramitação dos processos, pois será desnecessário a transferência física dos autos e a busca dos mesmos em arquivos e armários; maior segurança, evitando-se a perda ou extravio de documentos; disponibilizar informações com maior qualidade para subsidiar a tomada de decisões por parte dos conselheiros e conselheiros substitutos e, principalmente, facilitar o acesso do jurisdicionado e da sociedade aos processos e documentos em tramitação em nosso Tribunal.”

O secretário da SETIN, Carlos Gomes, destacou a importância e a necessidade de realizar o encontro. “Entendemos que a Secretaria Geral é a unidade chave na implantação do e-TCE, considerando que todos os processos iniciam e terminam na SEGER. Por isso foi escolhida para ser a primeira unidade a conhecer a operacionalização do sistema. Essa apresentação nos permitiu identificar algumas dificuldades operacionais, bem como identificar necessidades de ajustes no sistema. Outras apresentações serão realizadas para a SEGER com o objetivo de simularmos todas as operações realizadas, desde o protocolo até a publicação das decisões plenárias.”.

A apresentação foi realizada pelo líder do projeto, o analista Augusto Rezende, que esteve acompanhado por dois membros da equipe, Otton Moura e Socorro Carvalho, assim como outros servidores da Coordenadoria de Sistemas da SETIN.