Criado em 31 Março 2017

Sonho antigo do então vereador de Belém Nelson Chaves, ideia ganha cada dia mais adeptos, sejam eles expoentes dos mais expressivos setores e segmentos socioeconômicos paraenses, ou cidadãos e cidadãs que moram em Belém, e têm conhecimento do projeto.

Uma reunião informal, organizada por amigos do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, realizada em um salão de hotel da capital na tarde desta quarta-feira, 29, reuniu mais de uma centena de pessoas que foram até lá assistir ao lançamento de um site – www.parquedebelem.com.br -, apoiar e torcer para que a área seja devolvida ao município.

O prefeito e o vice de Belém, respectivamente Zenaldo Coutinho e Orlando Reis; os conselheiros Lourdes Lima (presidente), André Dias (vice-presidente) e Rosa Egídia (ouvidora); o desembargador Leonam Cruz, o vereador Victor Dias, o presidente da Academia Paraense de Letras (APL), arquiteto Alcyr Meira; o ex-governador Aurélio do Carmo, a ex-primeira dama Marilda Nunes, engenheiros, arquitetos, empresários, jornalistas, familiares, desportistas, amigos, servidores do TCE, entre outros, participaram do encontro que, ao seu final, deixou a certeza entre todos, de que o sonho de quase três décadas de Chaves possa, finalmente, atingir o seu objetivo.

“Quando presidia a Câmara Municipal de Belém, durante o exercício do cargo de prefeito, fui perguntado por uma repórter qual o sonho que tinha para o município. Não hesitei em respondê-la, que entre tantas prioridades, escolheria a instalação de um parque que pudesse transformar a área em um local de lazer, diversão, cultura, entretenimento e prática esportiva para toda a população da cidade”, revelou Chaves.

Após traçar um resumo fundamentado por indicadores, requerimentos, solicitações, repercussão na imprensa, debates e carências de áreas verdes em plena metrópole amazônica, Chaves reiterou que, esgotada sua vida parlamentar em 1994, com a sua chegada ao TCE a partir de 1995, ele retomava a luta pelo espaço público como cidadão e morador de Belém.

Dito isso, ele manifestou à prestigiosa plateia toda sua gratidão à sensibilidade do governador Simão Jatene em requerer a área ao I Comar, às autoridades aeronáuticas, os majores-brigadeiros do ar Paulo Borba e Carlos Minelli de Sá e todos e todas que apoiam o projeto. “Esta deve ser uma luta da sociedade civil. Todos nós temos de fazer o nosso papel nessa busca em benefício da nossa cidade”, exortou Chaves.

Também foi ressaltada por Nelson a forma receptiva, cordial e sensível à proposta pelo major brigadeiro do Ar Paulo Borba, ex-comandante do I Comar, bem como do atual comandante, o também major brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá. O palestrante disse ainda que, uma vez concretizada essa proposta, Belém deverá ser permanentemente grata a esses ilustres brasileiros oficiais generais da nossa respeitada Força Aérea Brasileira.

Ainda sobre as condições atuais da área, Nelson Chaves lembrou a todos que, em razão da segurança do tráfego aéreo, entre outras questões, as autoridades competentes determinaram o fim das atividades da Escola do Aero Clube que ali estava instalada. Atualmente o local somente serve para pousos e decolagens de pequenas aeronaves durante o dia, pois não há iluminação para operação noturna do local.

Autoridades federais apoiam projeto

A instalação do Parque Ambiental de Belém é apoiada por lideranças políticas de todos os matizes. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o deputado federal Lúcio Vale, atual coordenador da bancada parlamentar federal paraense se associaram à postulação do governador Simão Jatene e se manifestaram favoráveis e empenhados em “destravar”, quaisquer entraves burocráticos que atrasem a doação ou devolução da área ao município. Helder e Lúcio gravaram depoimentos em vídeo nos quais se comprometem nesse sentido.

Terminada a exposição de Chaves, os conselheiros do TCE Lourdes Lima, André Dias e Rosa Egídia fizeram uma breve manifestação de apoio ao projeto de Nelson Chaves. Em seguida, o prefeito Zenaldo Coutinho revelou que por muito pouco no último ano a situação não se resolveu com a devolução da área para o município de Belém, mas que, acredita ele, as coisas caminham para a realização deste sonho que é de todos que amam e vivem em Belém.

Aqui para ouvir a apresentação de Nelson Chaves

Manifestações:

Conselheira Presidente Lourdes Lima

Conselheiro André Dias

Conselheira Rosa Egídia

Aqui para ouvir o prefeito de Belém

Confira o site do parque no endereço www.parquedebelem.com.br

Assine a petição pública em apoio a sua criação aqui