Educação no Pará é tema da 15ª edição da Sexta da Integração. Monitoramento é o principal desafio da SEDUC

Com o tema “A Política na Educação do Estado do Pará: Desafios da Gestão Estratégica”, a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, proferiu palestra para servidores e técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), na 15ª edição do projeto “Sexta da Integração”, na última sexta-feira, 31 de março.

Na apresentação, a titular da SEDUC demonstrou dados referentes à educação no Estado, seus desafios e resultados. Segundo Ana Claudia Hage, atualmente o Pará possui cerca de 1.000 escolas públicas, mais de 150.000 alunos matriculados na rede pública de ensino e 41 mil servidores.

“Nosso maior desafio é fazer o monitoramento das escolas por todo o Estado. Para isso precisamos contar com o controle social e a parceria com a família do estudante”, completou a secretária.

Ana Claudia Hage também apresentou as 20 metas do Programa Nacional de Educação (PNE). Um desses objetivos é a oferta de escola em tempo integral. Segundo a secretária, em 2011 apenas 14 escolas aderiram ao novo sistema, porém, já em 2016 este número aumentou para 25 no Estado do Pará.

“A meta 6 do PNE é oferecer educação em tempo integral, em no mínimo, 50% das escolas públicas. No Pará, nosso objetivo é chegar em 10 anos, a 30%. Hoje temos escolas integrais em Belém, Ananindeua, Marabá, Benevides e Castanhal”, ressaltou.

Durante a palestra também foi destacado que o Pará ocupa a 22ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2015 o Estado estava na 25ª posição. Segundo Ana Claudia a taxa de analfabetismo no Estado chega a 10%.

“Pode parecer pouco, mas o Pará foi o segundo Estado que mais cresceu na Análise de Crescimento – Ensino Médio entre 2013-2015, segundo dados do IDEB. O estado avançou 0,3 pontos”, completou.

Ainda de acordo com dados apresentados pela professora, 40 municípios aderiram ao Pacto pela Educação – Programa do Governo do Estado e 39 ficaram acima da meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC).

A secretária também abordou questões relacionadas à Reforma do Ensino Médio, além de apresentar números das Taxas de Escolaridade Líquida do Ensino Médio. “Escolaridade líquida representa a idade equivalente a série que o estudante cursa. No Brasil são 50% dos alunos e no Pará são 40%. Ou seja, 60% estão com idades avançadas nas turmas”.

Secretária ressalta parceria com o TCE-PA

A secretária de Educação também ressaltou a importância da parceria com o Tribunal de Contas, dando como exemplo, o projeto “TCE Cidadão”. “Hoje o TCE Cidadão tem grande destaque e reconhecimento dos alunos e docentes. Nosso objetivo é intensificar a integração dos órgãos e aumentar as palestras do projeto nas escolas”, completou.

Infraestrutura

Ana Claudia Hage também deu destaque a números de infraestrutura da SEDUC. A previsão é para 485 obras gerais até dezembro de 2018, entre construção / reformas de 228 quadras, 139 reformas nas escolas, 86 financiadas pelo BID e 34 que passarão por manutenções.

Conselheiros prestigiam palestra

A presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, o conselheiro e presidente do Conselho Consultivo da ECAV, Luis Cunha e os conselheiros substitutos, Milene Cunha, Julival Rocha, Daniel Mello e Edvaldo Souza participaram da 15ª Sexta da Integração.

No seu discurso, a presidente agradeceu à SEDUC, e ressaltou a importância da realização da Sexta da Integração. “A Secretaria de Educação participa pela segunda vez do projeto. É mais uma oportunidade para que haja troca de informações com conselheiros e técnicos do TCE. Agradeço a vinda da doutora Ana Cláudia Hage, pois ratificamos a nossa parceria, capacitamos nossos servidores e discutimos sobre a maior área de trabalho e desenvolvimento do Estado (a educação)”, concluiu.

“O TCE abriu suas portas para aprender e trocar informações com seus jurisdicionados. Precisamos conhecer melhor a realidade da SEDUC e estamos tendo esta oportunidade. É mais um momento de aprendizado sobre a educação no estado do Pará”, ressaltou o conselheiro Luis Cunha.