TCE-PA apresenta plano de gestão para o biênio 2017-2018

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), durante sessão plenária realizada no dia  30 de março, apresentou o Plano de Gestão para o biênio 2017-2018. O Plano de Gestão 2017-2018, construído de forma coletiva no TCE-PA, resultou em 40 ações estratégicas baseadas nas diretrizes do Sistema de Planejamento e Gestão e no Plano Estratégico 2016-2021.

De acordo com a Secretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Lilian Bendahan, a consonância entre o Plano de Gestão para o Biênio e o Plano Estratégico foi prioridade. A prova é que “o plano bienal contemplou nove dos dez objetivos constantes do Plano Estratégico. A elaboração levou em conta pilares estratégicos definidos pela gestão, que são: Efetividade do Controle Externo, Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, como meio de fomentar a transparência e estimular o controle social para se alcançar uma melhor gestão pública.”, disse a secretária.  

Um dos prismas do Plano será a efetividade do controle externo. Para tanto, serão implementados controle da qualidade nas auditorias de contas de gestão e sistema de remessa eletrônica das prestações de contas de Gestão. Dentre as ações elencadas para a execução do Plano, as da área de Tecnologia e Informação merecem destaque. Como exemplo, tem-se a implementação do processo eletrônico e do planejamento estratégico de TI, que contribuirão para celeridade processual, padronização e transparência no Tribunal.

Para a Presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, a governança é fundamental para êxito do planejamento. “O referencial básico de governança deve abarcar as diretrizes e o encaminhamento da gestão deste Tribunal, com vistas a incrementar o desempenho de ações. Assim, estaremos induzindo ao aprimoramento da Administração Pública em benefício da sociedade.”, disse a presidente.

Outras medidas essenciais também compõe o plano, como as ações educacionais que visam estimular o controle social, como, por exemplo, expansão do TCE-Cidadão e cursos de pós-graduação e de capacitação. A área de gestão de pessoas, por sua vez, terá programas voltados para a qualidade de Vida dos membros e servidores do TCE-PA, entre outras.

Por fim, foram mencionadas as ações alusivas aos 70 anos do TCE-PA, que também são parte do plano bienal e incluem publicação do Livro sobre a História de Serzedello Corrêa, realização do concurso da logomarca do TCE-PA e o lançamento do Selo Comemorativo aos 70 Anos do TCE-PA.

 

Conheça melhor o Plano de Gestão 2017 - 2018