TCE abre Semana do Meio Ambiente

O auditório Emilio Martins, esteve lotado na manhã desta terça-feira, 03, para abertura da Semana do Meio Ambiente do TCE-PA.
 
A presidente, Conselheira Lourdes Lima, abriu o evento, destacando a importância desta ação. “O meio ambiente e a ecologia hoje são uma preocupação mundial. Se existe um assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental. É por esta razão, que esta semana é tão importante, para discutirmos, trocarmos informações, experiências e assim, tentar fazer nossa parte e contribuir para um planeta melhor”, ressaltou a Conselheira.
 
Estiveram presentes na abertura o Conselheiro Cipriano Sabino, vice-presidente; Conselheiro Erlindo Braga, coordenador de processos e o Conselheiro Auditor Edílson Silva. Os conselheiros fizeram questão de se pronunciar e, além de destacarem a importância desta discussão, compartilharam com os servidores experiências próprias sobre a consciência ambiental.
 
Seguindo a programação, os participantes puderam assistir ao curta-metragem “Ilha das Flores”, do cineasta gaúcho Jorge Furtado, que em 1995 foi eleito pela critica européia como um dos 100 mais importantes documentários do século.
 
O curta-metragem mostra de uma forma ácida e com uma linguagem quase cientifica, como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos, colocando em pauta a discussão acerca da pobreza, da fome e da exclusão social.
 
Logo após a exibição, o presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro da Pedreira (ASTRAMAREPE), Paulo Negrão, falou sobre a importância da parceria com o TCE-PA
 
“Quando podemos contar com doações, principalmente de um órgão como o Tribunal, nos temos como não nos arriscar tanto nas ruas, com perigo de pegar doenças no lixão. Por isso, essas doações são tão importantes”, destaca o presidente da Associação.
 
A ONG “No Olhar”, também participou do programação, e levantou temas sobre Coleta Seletiva e reciclagem. Além de apresentarem as peças produzidas pela Organização como: couro com pele de Peixe, bolsas e tecidos produzidos através de garras Pet, entre outros. A coordenadora da ONG, Patrícia Gonçalves, parabenizou a iniciativa do Tribunal. “Ver um órgão como o Tribunal de Contas do Estado, realizando ações como esta, nos entusiasmam e nos fazem ter a esperança de um mundo melhor”, comemorou Patrícia.
 
A programação do primeiro dia de evento foi finalizada com o sorteio de brindes. Na sexta-feira, 05, será realizado o encerramento da Sema do Meio Ambiente.
 
Com palestra do engenheiro Bruno Cunha, estudioso sobre resíduos sólidos e mesa redonda com o Coordenador de Resíduos Sólidos do Pará e representantes da Astramarep.
 
A programação será encerrada com um ato simbólico, o plantio de uma muda de Palmeira Fênix, pela presidente Conselheira Lourdes Lima.