TCE Cidadão: Projeto é apresentado aos alunos da escola Ulysses Guimarães. Presidente Lourdes Lima prestigia encontro

O projeto “TCE Cidadão” foi apresentado nesta quarta-feira, 05 de abril, a mais de 100 alunos da Escola Estadual Ulysses Guimarães, em Belém. O encontro reuniu estudantes, professores, diretores e representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC). A presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima, prestigiou a apresentação do projeto.

A ação educacional faz parte do calendário letivo da Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV). Os multiplicadores do projeto, Marco Pontes, Leandro Lima e Flávia Chaves apresentaram os objetivos, missão, e papel do TCE-PA e do TCE Cidadão. Também houve apresentação da cartilha eletrônica.

A diretora da ECAV, Karla Bengtson, saudou os participantes do encontro e destacou a importância do controle social.

“É um momento importante e de alegria, pois o TCE Cidadão é um trabalho de um significado enorme. Esse encontro é necessário para estimular o controle social, e para que todos, conheçam a grande missão do Tribunal de Contas do Estado”, disse.

Docentes e estudantes parabenizam a iniciativa do TCE-PA  

Durante a palestra, os alunos e professores da escola parabenizaram a iniciativa do Tribunal. A estudante de 16 anos, Emily Silva, disse que até então nunca tinha ouvido falar do TCE.

“Com essa vinda do TCE Cidadão pude conhecer e entender o trabalho e a importância de um Tribunal de Contas. Agora sei que posso contribuir com a melhoria da minha escola, da minha rua e da minha cidade. Vou controlar os gestores”, ressaltou Emily.

A diretora da escola Ulysses Guimarães, Ângela Araújo, destacou a necessidade de projetos como o TCE Cidadão existirem.

“O trabalho do TCE vem contribuir com a nossa nova proposta educacional – que é o ensino em tempo integral. Hoje, a Ulysses Guimarães já tem 7 turmas e 42 alunos nesse novo sistema. Como educadora, fico muito feliz em poder trazer mais educação e conhecimento para meus alunos. E não podemos deixar de destacar que um dos pilares da pedagogia é a cidadania. O TCE Cidadão será nosso parceiro nesse caminho”, completou.

Presidente Lourdes Lima prestigia apresentação

A conselheira Lourdes Lima acompanhou a apresentação do projeto, conversou com os alunos e destacou que a cidadania pode e deve ser um aliado para o sucesso dos jovens.

“Hoje eu estou pela segunda vez como presidente do Tribunal de Contas, mas até chegar aqui, tive uma luta muito grande. Tudo começou com a educação na minha vida. Estudei em escola pública e também fui professora. Estou aqui muito feliz e afirmo para vocês que todos podem ter um futuro de sucesso, mas é preciso ser um cidadão com responsabilidade. O TCE Cidadão servirá para vocês conhecerem o trabalho do Tribunal e também dos direitos de todos como cidadãos. É uma oportunidade única”, finalizou a presidente.