TCE-PA festeja fundador dos Tribunais de Contas

A criação dos Tribunais de Contas da União foi um orgulho para si próprio. O paraense Innocêncio Serzedello Corrêa fazia questão de destacar este feito como sua maior ação.
Nesta terça-feira, 16, se vivo fosse, o paraense Serzedello Corrêa completaria, 151 anos, de uma vida dedicada ao trabalho. Foi engenheiro militar, abolicionista e republicano, atuando como importante articulador da Proclamação da República.
Mais como, ele mesmo enfatizou, seu maior trabalho foi a regulamentação e funcionamento dos Tribunais de Contas da União, enquanto Ministro da Fazenda, cuja autonomia defendeu, não só como órgão que registrasse as despesas, mas, sobretudo, como instituição moralizadora dos gastos públicos.
Hoje, mais de um século após sua empreitada, existem 33 Tribunais em todo o Brasil fiscalizando e lutando a favor dos bens e contas públicas.
O TCE PA tem alegria de festejar seu criador e o orgulho deste ilustre conterrâneo.

Memorial Serzedello Corrêa
No ano passado para celebrar o Sesquicentenário de Serzedello Corrêa, o Tribunal de Contas do Estado do Pará, em parceria com o Tribunal de Contas da União, realizou evento comemorativo, para marcar os 150 anos de seu nascimento, enfatizando sua importância para a Instituição Tribunal de Contas.
O grande destaque foi a abertura do Centro de Memória do Tribunal de Contas do Estado do Pará que, procura fazer um resgate da brilhante história de Innocencio Serzedello Corrêa, que foi um dos mais influentes republicanos do Brasil, mostrando a importância de conhecermos nosso passado para pensarmos no nosso futuro.
Além disso, e não menos importante, a inauguração do Centro de Memória do TCE-PA integra a política implantada pela gestão do órgão, no sentido de promover uma maior aproximação do TCE com a sociedade paraense. Ao abrirmos as portas do Tribunal, proporcionamos aos cidadãos mais condições de conhecer as funções desta corte de contas a partir de sua origem, e contribuir com ela para ampliar o controle social sobre o uso dos recursos públicos pelos dirigentes das entidades governamentais.
Visite o Memorial Serzedello Corrêa e conheça um pouco mais da brilhante história deste paraense.