Secex e Setin iniciam ações para a implantação do ODP no TCE-PA

Contemplando mais uma ação do Plano de Gestão da presidente Lourdes Lima, a adesão do TCE-PA à metodologia do Observatório da Despesa Pública (ODP), proposta pelo conselheiro Odilon Teixeira, foi autorizada pelo Tribunal Pleno, mediante a Resolução nº 18.929 de 20/06/2017.

 

Iniciando a implantação do ODP no TCE-PA, uma equipe composta de auditores das secretarias de Controle Externo (Secex) e de Tecnologia da Informação (Setin), participou do primeiro treinamento, no período de 10 a 14 de julho, em Brasília, no Instituto Serzedelo Correa (ISC) do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

O ODP é a unidade de produção de informações estratégicas do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), e o projeto ODP.TC objetiva disponibilizar o modelo adotado pela CGU para os tribunais de contas estaduais, apoiado em tecnologia da informação para o fornecimento de dados, produção de indicadores gerenciais que permitam cruzamento de informações e análises comparativas, subsidiando, dessa forma, a gestão e o controle dos recursos públicos.

 

A partir de agosto próximo até fevereiro de 2018, a equipe designada participará de um projeto piloto cujo tema, escolhido nacionalmente pela rede ODP, será compras governamentais. Posteriormente, a metodologia poderá ser desenvolvida em temas de livre escolha dos tribunais participantes.