Reconhecimento: Conselheiros homenageiam comandante do 4º Distrito Naval que se despede do cargo

“Ao Excelentíssimo Senhor Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, com estima, respeito e admiração do Tribunal de Contas do Estado do Pará”. Estas foram as palavras registradas na placa oferecida pelo Tribunal Pleno do TCE-PA ao comandante do 4º Distrito Naval, que transmite o cargo nesta quarta-feira, 26 de julho.

As palavras retratam de forma objetiva e afetuosa a relação institucional criada nesses dois anos entre a Corte de Contas estadual, por meio dos seus conselheiros, e o oficial da Marinha do Brasil. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, 25.

Em mais uma deferência do vice-almirante para com o TCE-PA e os seus membros, Alípio Jorge recebeu, com honras militares, na sede do Comando do 4º Distrito Naval, a presidente Lourdes Lima e os conselheiros Nelson Chaves, Cipriano Sabino e Luís Cunha. Os integrantes do Pleno do TCE-PA foram recebidos por Alípio Jorge e pelo seu substituto, o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

Após a saudação inicial da conselheira Lourdes Lima, todos os conselheiros se manifestaram registrando o trabalho exitoso e profícuo realizado por Alípio Jorge em um dos mais destacados postos da hierarquia da Marinha do Brasil, lembrando-o da sua participação na “Sexta da Integração”, quando apresentou a conselheiros e servidores todas as missões, iniciativas e ações daquela força militar na defesa territorial e marítima da Região Norte do Brasil, bem como campanhas de cunho social nas áreas de saúde e educação entre os povos ribeirinhos regionais.

O vice-almirante revelou, por sua vez, que entre todas excepcionais relações institucionais com as autoridades locais que manteve em seu período no comando do 4º Distrito Naval, vai guardar sempre na lembrança aquela que construiu com os integrantes do TCE-PA, onde deixou amigos. Em outra demonstração de fidalguia e gentileza, Alípio fez questão de convidar o seu substituto – que assumirá o posto nesta quarta-feira, 26 – vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

A partir de agosto Alípio Jorge irá assumir a função de Comandante-em-Chefe da Esquadra da Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro.