Criado em 31 Julho 2017

Conhecer as instalações, metodologia de trabalho, estrutura, sistemas e avanços proporcionados pela inauguração do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM) motivaram a ida da presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE), conselheira Lourdes Lima, dos conselheiros Odilon Teixeira e Luís Cunha, do conselheiro substituto Edvaldo Souza e dos servidores Josué Maestri Júnior (chefe de gabinete da Presidência), dos secretários Ana Paula Maciel (SECEX), Carlos Gomes (SETIN), Elias Chamma (PROJUR) e Raimundo Caldas (subsecretário SECEX) até a sede do CIMAM na quinta-feira, 27 de julho.

Os membros e técnicos do TCE-PA foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Luiz Fernandes Rocha. Durante a visita, o titular da SEMAS, o secretário adjunto de Regularidade Ambiental, Thales Belo, e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Cássio Rodrigues, fizeram uma apresentação sobre a legislação que fundamenta as ações daquela secretaria.

A apresentação abordou ferramentas de gestão ambiental do Estado, com destaque para o Licenciamento Ambiental Simplificado. Esta ação foi lançada recentemente, e visa integrar bases de dados, bem como modernizar o procedimento para emissão de licenças de forma ágil, transparente e simplificada.

Da mesma forma, foi destacado o projeto 'De Olho na Floresta'. De acordo com os dirigentes da SEMAS, o novo sistema de monitoramento ambiental foi desenvolvido com atenção especial para os recursos florestais, e é dotado de um sistema automatizado que fornece alertas de alterações detectadas.

“O projeto 'De Olho na Floresta' é uma plataforma de análise que auxilia desde o processo de licenciamento até o monitoramento ambiental. Utilizamos tecnologia de ponta como imagens de satélite de alta resolução que garantem mais segurança técnica de apreciação nos projetos e da cobertura florestal”, destacou Luiz Fernandes. Ele acrescentou que as informações obtidas são gerenciadas pelo CIMAM e, em seguida, encaminhadas para outros estados. “A transparência na área ambiental é uma marca do estado do Pará. Por isso fazemos questão de disponibilizar todos os dados das ferramentas na web e via mobile para consulta pública”, revelou.

Após a apresentação, a presidente do TCE-PA, Lourdes Lima, reconheceu os esforços do Estado com vistas ao investimento no monitoramento ambiental do território paraense. “Muito importante estarmos aqui hoje atendendo ao convite do secretário Luiz Fernandes. Realmente a evolução na questão ambiental é grande, todos estão de parabéns. Agradecemos a disponibilidade da equipe em nos receber. É muito importante para nós, conselheiros e técnicos ver in loco o funcionamento de um centro como esse. Estamos de portas abertas e podemos apoiar no que for preciso com essas ferramentas”, finalizou.

Os conselheiros Odilon Teixeira e Luis Cunha, acompanhados pelo conselheiro substituto Edvaldo Souza também destacaram os avanços que poderão ser obtidos a partir do investimento realizado pelo governo estadual no CIMAM. Ao finalizar a sua manifestação, o secretário Luiz Fernandes reiterou que o Centro de Monitoramento está à disposição para parcerias com a área técnica do TCE-PA, acrescentando que o convite aos membros e técnicos do tribunal nasceu após a vinda dele e da sua equipe à Sexta da Integração.  

 

 

Ouvidoria

Tv. Quintino Bocaiúva, 1585. Nazaré. Belém - PA. 66035-903.
Fone: (91) 3210-0803 / 0800
Atendimento: 8:00h - 14:00h
Sessões Plenárias Ao Vivo
Sessões Ordinárias todas as 3ª e 5ª feiras, às 9:00h com transmissão ao vivo pela Internet.

Tv. Quintino Bocaiúva, 1585.
Nazaré. Belém - PA. 
66035-903.
Tv. Luiz Barbosa, 962.
Caranazal. Santarém - PA. 
68041-420.
Av. VP 8, Folha 32, Quadra 17
Lote 11, Nova Marabá. Marabá - PA. 
68508-160.
(91) 3210-0555 (93) 3522-1718 / (93) 3522-9794 (94) 3323-0799

Atendimento ao Público de 8:00h às 14:00h
Atendimento no Protocolo de 8:00h às 18:00h (de segunda à quinta-feira) e de 8:00h às 16:00h (sexta-feira)