Encontro Nacional do IRB: Presidente e secretários da Secex e Setin participam do evento

Durante os dias 03 e 04 de agosto, a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima, acompanhada dos secretários Carlos Gomes (Setin) e Ana Paula Maciel (Secex), participaram do primeiro Encontro Nacional de 2017 - Região Centro-Oeste, do Instituto Rui Barbosa (IRB). O tema do encontro foi: “Inteligência e Tecnologia: Soluções Estratégicas para os Tribunais de Contas”.

 

A programação aconteceu na sede do Instituto Serzedello Corrêa, do TCU, em Brasília, e abordou temas como: A Inovação nos Tribunais de Contas, proferido pelo ministro do TCU Aroldo Cedraz; Arranjos Colaborativos entre Instituições, sob a responsabilidade do analista do Grupo Gartner, Luis Mangi; O “Data Science” e suas Perspectivas de Uso no Controle Externo, ministrado pelo professor Leonardo Villela Ribeiro e, ainda,  Segurança da informação nos meios de TI, a cargo do tenente coronel do Exército/ EsIMEx, Carlos Henrique Ribeiro.

 

Além das palestras, dez Tribunais de Contas compartilharam boas práticas em soluções e ferramentas inovadoras e úteis ao Controle Externo Brasileiro: Sistema de observação de contas públicas MIRANTE (TCEBA); e-TCU (TCU); Papéis de Trabalho Inteligentes (TCESP); SOPHOS (TCMGO); SEI – Sistema Eletrônico de Informação (TCERR); Inteligência Artificial com Gestão de Riscos: NFe x Medicamento (TCEMS); BI/Analytics (TCDF); FPE - FLUXO DE PROCESSO ELETRONICO (TCESC); Sistema de Jurisprudência (TCEPR); TO no Controle (TCERO).

 

O evento possibilitou a troca de experiências e o compartilhamento de importantes soluções na área da tecnologia da informação, voltadas para o aprimoramento do Controle Externo exercido pelos Tribunais de Contas.

O presidente do IRB, cons. Sebastião Helvécio (TCE-MG), encerrou o evento ressaltando que “a aproximação e o trabalho conjunto das áreas de TI e de Negócios do TCs é o caminho para o sucesso”.