Curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Liderança é realizado pela ECAV

Com 43 servidores inscritos na primeira turma, a Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) promoveu, entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, o “Curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Liderança”. Integrantes de vários departamentos e gabinetes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) participaram da programação.

O curso é mais uma meta prevista no “Índice de Capacitação de Servidores”, e incluído no Plano de Gestão (2017-2018) do TCE-PA, na parte relativa às metas e ações da ECAV. A iniciativa foi realizada em parceria com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA).

Ministrado pela professora Zenilda Botti, doutora em Educação, nos cinco dias da programação a palestrante procurou desenvolver uma dinâmica que contou com atividades práticas e teóricas. A professora Zenilda reuniu os participantes em grupos de quatro servidores, os quais, em determinada tarefa, se uniram ainda em novos debates com mais cinco participantes.

A técnica visou, de acordo com a palestrante, preparar e integrar todos os participantes para o seminário que seria realizado no final do curso. No último dia, quando finalmente houve as apresentações dos grupos, cada participante pôde fazer a sua apresentação de acordo com o tema pré-definido.

Nessa etapa, o grupo formado pelos servidores Carlos Gomes, Dione Guimarães, José Tuffi e Patrícya Maciel fez uma encenação teatral baseada na temática que lhes foi disposta.

A secretária de Planejamento do TCE-PA, Lilian Bendaham fez uma breve participação para falar de “Planejamento Estratégico”, durante a qual reforçou a experiência do “Sisplan” no âmbito do Tribunal.

A presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, participou da abertura e do encerramento da programação. Nas duas oportunidades, ela felicitou todos, destacando a importância do papel e líderes que cada um dos participantes exerce na rotina administrativa do tribunal.

Entre os dias 11 e 15 de setembro haverá nova turma. Após o encerramento da nova rodada, de acordo com a diretora geral da ECAV, Karla Bengston, as duas turmas serão reunidas para uma “aula final”, com todos os participantes das duas edições do curso. Karla Bengston também participou desta primeira turma.