Contabilidade: Cons. Substituto Edvaldo Souza representa TCE-PA em Convenção

O conselheiro substituto do TCE-PA, Edvaldo Souza, representou a instituição na noite desta quarta-feira, 27 de setembro, na abertura da VII Convenção de Contabilidade do Estado do Pará.

O evento, com o tema “Contabilidade Passada a Limpo”, é coordenado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC-PA) e reuniu autoridades estaduais, municipais, profissionais e estudantes da área contábil do estado e do Brasil.

Durante a cerimônia de abertura da Convenção, o conselheiro substituto compôs a mesa oficial do evento, ao lado da presidente do CRC-PA, Maria de Fátima Vasconcelos, do auditor geral do Estado, Roberto Paulo Amoras, do conselheiro do Conselho de Contabilidade do Brasil, José Aparecido, do representante do Conselho Federal de Contabilidade, José Oliveira, dentre outras autoridades.

Contabilidade Passada a Limpo

O tema da VII Convenção teve bastante destaque entre as manifestações dos componentes da mesa oficial. Em sua fala, o conselheiro substituto Edvaldo Souza ressaltou a importância da realização deste tipo de evento.

“É uma honra poder participar desta convenção que já é consolidada na região. O evento tem um significado muito importante, pois todos nós, incluindo os profissionais da área de contabilidade, precisamos contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou.

O conselheiro substituto ainda na sua manifestação abordou o trabalho desenvolvido pelo TCE-PA neste sentido.

“O Tribunal de Contas também aprimora sua técnica para buscar a eficiência. Podemos dar como exemplos: o estudo da Lei Kandir no Pará – coordenado pelo conselheiro Cipriano Sabino, que realizou um levantamento inédito sobre o montante de recursos que o Pará deixou de receber em ICMS desde a implantação da Lei Kandir e concluiu que de 1996 a 2010, o Pará perdeu cerca de 21,5 bilhões de reais - as estimativas atualizadas até 2016 aumentam esse valor para cerca de 35,7 bilhões, e também a Lei de Acesso à Informação, que introduziu a mudança de cultura nos órgãos públicos, e com isso, há transparência nas informações”, completou Edvaldo Souza.

A VII Convenção de Contabilidade teve a Palestra Magna “A Contribuição da Contabilidade para o Combate aos Crimes Financeiros”. O evento acontece até sexta-feira, 29 de setembro.