TCE-PA e FASEPA promovem II Mostra de Panificação e Bolos Decorados

O dia 17 de novembro foi especial na rotina do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), que recebeu 60 socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA). Os jovens participaram da “II Mostra de Panificação e Bolos Decorados”. A ação faz parte do projeto “Ressignificando Caminhos na Socieducação”.

O auditório do TCE-PA “Ministro Elmiro Nogueira” ficou recheado de bolos, bolos de pote, salgados, docinhos, brigadeiros de açaí, artesanato e enfeites de natal. Os produtos são confeccionados pelos próprios jovens que cumprem medidas socioeducativas. Ainda na programação do evento, houve apresentação cultural com música e dança regional com alunos do grupo “Talentos”, da Fundação.

“Para nós é uma alegria poder compartilhar na nossa Corte de Contas com estes jovens, pois o TCE é a casa da sociedade e os socieducandos também a integram. Esta Mostra é um momento de ressocializar os jovens e também de acolhê-los com carinho e gratidão. Um momento de grande relevância” destacou a presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima.

O principal objetivo do evento foi a promoção da cidadania, mas também, a divulgação dos produtos, a vivência, interação e protagonismo dos jovens com a sociedade. O conselheiro Nelson Chaves, um dos principais incentivadores da cidadania no Tribunal, também participou do evento e ressaltou a importância da realização de eventos desta natureza.

“Um evento como esse é uma sinalização concreta que podemos alcançar todos os objetivos que desejamos, no sentido, de dar oportunidade a estes jovens. Todos nós estamos com um enorme peso nas costas, pois o momento social que atravessamos é gravíssimo. Mas se todos nós, da administração pública e da sociedade civil dermos as mãos, podemos enfrentar juntos esses problemas. A cidadania é o caminho para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, completou Nelson Chaves. Na oportunidade, o conselheiro foi homenageado pelo seu aniversário, com bolo personalizado confeccionado pelos socioeducandos e com uma música também cantada pelos jovens.

O presidente da FASEPA, Simão Bastos, agradeceu a oportunidade do TCE-PA em receber os jovens socioeducandos e principalmente pelo apoio em promover a cidadania. “Em nome dos conselheiros Lourdes Lima e Nelson Chaves a FASEPA tem mais um parceiro pela promoção da cidadania. A II Mostra veio para completar nosso objetivo de ressocialização destes jovens. Nós só podemos agradecer por tudo”, completou Bastos.

Jovens voltam ao convívio na sociedade e planejam um futuro

Dois egressos da FASEPA participaram do evento. Daniel Fonseca e Alisson Rodrigo cumpriram medida socioeducativa por três anos na instituição. Hoje, ambos com 18 anos, já estão na escola, estudam música e conseguiram estágio.

“Meu sonho é ser um grande maestro. Estudo e toco flauta na Fundação Carlos Gomes. Agradeço por tudo que a FASEPA me ajudou. Estou há um ano em liberdade e nunca mais voltarei para o mundo do crime”, disse Daniel.

Já Alisson, há um ano e meio faz estágio no gabinete da FASEPA e garante que sua vida mudou. “Errei e já paguei pelo que fiz. Agora voltei para escola e quero dar muito orgulho para minha família”, completou o jovem.

Servidores e conselheiros do TCE-PA prestigiam a II Mostra

A presidente Lourdes Lima, os conselheiros Nelson Chaves e Luis Cunha, os substitutos Milene Cunha, Daniel Mello e Edvaldo Souza e diversos servidores prestigiaram a II Mostra e adquiriram vários produtos que estavam à venda. O presidente da Imprensa Oficial do Estado (IOEPA), Luis Claudio Lima, representou o governo do Estado no evento.