Rede de Controle da Gestão Pública promove capacitação sobre “Bases de Dados do TCU” e “Portais da Transparência”

Contemplando a ação número 9 do Plano Anual da Rede de Controle da Gestão Pública no Pará, aconteceu nesta segunda-feira, 27 de novembro, a última capacitação de 2017 promovida pela Rede.

O encontro realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) reuniu servidores e representantes dos órgãos partícipes. O corregedor do tribunal, conselheiro Odilon Teixeira, acompanhou a programação.

Os temas escolhidos na primeira parte do encontro, foram as “Bases de Dados da CGU e TCU” e “Transparência Pública e Governo Aberto no Brasil: o Estado da Arte”. As palestras foram proferidas pelo secretário do TCU no Pará, Arildo Oliveira e pelo auditor da CGU, Edgar Oliveira, respectivamente.

“Nosso objetivo foi apresentar modos de consultas a relatórios, processos, acórdãos, sistemas e publicações produzidos pela Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União”, ressaltou Arildo Oliveira.

O debate e conceito de transparência pública, o acesso à informação e a lei de responsabilidade fiscal também foram destaque na apresentação de Edgard Oliveira.

Na segunda etapa da capacitação, os “Portais da Transparência: Ferramenta a Serviço do Controle”, foram apresentados pela superintendente substituta da CGU no Pará, Lorena Paredes e pelo servidor do TCE-PA, o auditor de controle externo, Rafael Larêdo.

No encontro a superintendente substituta da CGU, demonstrou os portais do governo federal e do município de Belém. Já Rafael Laredo falou do portal de transparência do Estado.

“Nossa capacitação foi direcionada para demonstrar como o cidadão pode obter informações úteis e relevantes às ações de controle por meio de pesquisas nos Portais da Transparência do governo federal, do estado do Pará e de Belém”, completou Lorena Paredes.