Criado em 26 Janeiro 2018

Em cumprimento a sua missão de exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade oferecendo serviços de excelência no âmbito do seu papel constitucional, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) promoveu, nesta sexta-feira, 26, a aula inaugural do curso de pós-graduação latu sensu em Gestão Pública, com ênfase em Políticas Públicas e Governança.

A cerimônia de abertura do curso contou com a presença da presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima e dos conselheiros André Dias (vice-presidente), Odilon Teixeira (corregedor), Nelson Chaves, Cipriano Sabino, Luis Cunha e Rosa Egídia (ouvidora).

Os conselheiros substitutos Milene Cunha, Julival Rocha, Edvaldo Souza e Daniel Mello também prestigiaram a aula inaugural. Pelo Ministério Público de Contas, o procurador geral Felipe Rosa Cruz e os procuradores Silaine Vendramin, Patrick Mesquita, Deíla Maia e Guilherme Sperry participaram da abertura, bem como o presidente da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA).

A pós-graduação será oferecida aos servidores públicos efetivos graduados em nível superior pertencentes ao quadro do TCE-PA e do Ministério Público de Contas do Estado. E sua realização, fruto do Termo de Execução Descentralizada nº001/2018 assinado na abertura do evento entre o TCE-PA e a EGPA.

Caberá à Escola de Contas do TCE, Alberto Veloso, a coordenação do evento. Na sua saudação aos presentes, a conselheira Lourdes Lima destacou a importância da iniciativa, “estamos aqui, mais uma vez, unidos por um propósito maior: o de aprender para, consequentemente, aperfeiçoar. Sabemos da importância da qualificação profissional. Uma sociedade consciente de seus direitos requer instituições cada vez mais preparadas e formadas por profissionais que possam atender à demanda desta nova sociedade. É neste sentido que sabemos o fundamental preparo dos nossos servidores”, afirmou.

A presidente do TCE-PA acrescentou ainda que a modo mais específico, o curso proporcionará aos participantes conhecer novos modelos de gestão e de políticas públicas voltadas à governança. “Este conhecimento é essencial para o sucesso das políticas governamentais e para a modernização do Estado”, encerrou.

O diretor da Escola de Governança Pública do Estado, Ruy Martini, agradeceu a participação das equipes das escolas de Contas Alberto Veloso (ECAV) e da Escola de Governança Pública do Estado na construção do projeto.

“Festejo e parabenizo a organização e realização de um curso com esta temática, tão fundamental para que as realizações se concretizem, com servidores públicos comprometidos com a gestão pública e com o público. Parabenizo também todos os alunos que iniciam o curso, pelo interesse em se qualificar e buscar sempre melhorar. Tenho certeza que esse é mais um passo importante para a construção e transformação coletiva da sociedade. Dizemos muito que queremos um mundo melhor. Mas só teremos um mundo melhor, se formos todos nós melhores para o mundo”, encerrou o governador Simão Jatene.

A temática abordada na pós-graduação foi um dos atrativos que motivaram os servidores a cursá-la. “O primeiro ponto foi o tema que considerei interessante e atual. Certamente o aprendizado vai agregar a todos nós engrandecimento profissional”, disse Rodrigo Salvador, servidor do TCE.