Cons. Lourdes Lima participa de seminário sobre perspectiva econômica na FIEPA

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participou, na quarta-feira, 7, do seminário "Projeções e Perspectivas para a Economia Brasileira e Paraense em 2018", realizado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), no auditório Albano Franco, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

O evento contou com a participação do presidente Fapespa, Carlos Costa, do
presidente e do vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Pará e Amapá (Corecon-PA/AP), Kléber Mourão e Roberto Alcântara, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará (Sedeme), Adnan Demachki, do vice-presidente da Associação Comercial do Pará (ACP-PA), Miguel Sampaio, além de representantes do Corpo de Bombeiros, entre outros.

O coordenador do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Raul Tavares, proferiu a primeira palestra do evento, quando assegurou que "há uma melhor perspectiva na economia em nível nacional, com manutenção dos investimentos."

Na segunda palestra, proferida por Carlos Costa, presidente da Fapespa, foram apresentados dados do atual cenário econômico, além de uma análise para o ano de 2018. Foi lançado, também, o Boletim do Comércio Exterior Paraense 2017. "2018 é um ano de incertezas, mas, mesmo assim, com uma perspectiva positiva para o Pará, em um ano de bom equilíbrio fiscal e em um ano que o Pará baterá seu recorde com exportação do minério, e crescimento do PIB e  da empregabilidade.

Durante o evento, Adnan Demachki, secretário da Sedeme, apresentou o balanço geral do Pará 2030, com avanço e perspectiva para 2018. "Pará foi líder em crescimento industrial em 2017.A nossa idéia é verticalizar ainda mais. O açaí, cacau, minério.  Agregar valores as nossas riquezas é a nossa idéia."

A conselheira Lourdes Lima ressaltou a importância do evento e a relevância do tema abordado, enfatizando a necessidade de União para execução dos planos de crescimento do estado. "Um plano que nao vê somente o agora, mas, sobretudo, um plano de crescimento a longo prazo, que engloba inúmeras potencialidades do Estado, priorizando sempre agregar valor as nossas produções para que estas possam ser comercializadas trazendo ao Pará um maior lucro econômico e, principalmente, lucro social."