Rede de Controle da Gestão Pública: Equipe de trabalho recebe prefeito de Belém para apresentação do BRT

A Rede de Controle da Gestão Pública do Pará, com ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros, reuniu nesta quarta-feira, 11 de abril, os integrantes dos órgãos partícipes para discussão das oito ações do Plano Anual de 2018.

Desta vez, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, secretários e diretores municipais participaram do encontro. O objetivo foi apresentar à Rede o projeto e o andamento das obras do BRT. O corregedor do TCE-PA, conselheiro Odilon Teixeira, e a conselheira substituta Milene Cunha acompanharam a reunião. A procuradora geral do Ministério Público de Contas, Silaine Vendramim, também esteve no encontro.

A primeira palestra foi apresentada pelo titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB), Adinaldo de Oliveira. Na oportunidade, ele demonstrou dados, recursos financeiros, órgãos financiadores, além de explicar o objetivo, a funcionalidade e a estrutura do BRT Belém.

Logo após a manifestação do secretário, o prefeito de Belém afirmou. “O BRT é a obra mais complexa, grandiosa e problemática na cidade de Belém. Contudo, é uma mudança na mobilidade urbana da capital do Pará. Participar da reunião da Rede de Controle vem somar com nosso comprometimento para a realização desta grande obra.  A previsão é que até o dia 15 de agosto a primeira etapa esteja concluída”.

O diretor da SEMOB, Giberto Barbosa, também apresentou os números do Sistema de Transporte Público de Passageiros em Belém atualmente. Ele destacou também o Sistema Integrado de Transporte Público de Belém, os terminais de integração do BRT e a tarifa pública integrada. “Hoje são 750 mil passageiros por dia em Belém, com uma frota de 1300 ônibus, 400 vans e micro-ônibus (informais)”, disse Barbosa.

BRT Metropolitano

Ao final da reunião da Rede, o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano de Belém (NGTM), Cesar Meira, e o diretor de Planejamento, Paulo Ribeiro, apresentaram o projeto do BRT Metropolitano.

A expectativa é que as obras quando iniciadas sejam concluídas em 19 meses. Na apresentação do NGTM foram demonstrados os projetos de infraestrutura, como as faixas exclusivas para os ônibus, estações de passageiros, calçadas e ciclovias arborizadas, passarelas, terminais de Marituba e Ananindeua, viaduto Ananindeua, túneis de acesso aos terminais de integração, retornos e sistema de controle operacional.

Próxima reunião

A próxima reunião da Rede será no dia 09 de maio, na sede do Ministério Público de Contas (MPC).