Maçonaria homenageia TCE e sua Presidente

Na sessão plenária desta quinta-feira, 24, a Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), Lourdes Lima, registrou para os seus pares e demais presentes à sessão, a homenagem feita pela Maçonaria para a República Federativa do Brasil à esta Corte de Contas estadual, e a ela própria, no último dia 19 de setembro. A honraria foi concedida como parte das comemorações pelos 180 anos de fundação daquela Casa

No Pará, somente o TCE e a Conselheira Lourdes Lima foram agraciados com a indicação. A homenagem aconteceu em sessão solene realizada no hotel Crowne Plaza e foi presidida pelo Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo, Luiz Fernando Rodrigues. A Comenda Francisco Ge Acayaba de Montezuma é uma das mais altas e importantes honrarias da Maçonaria concedidas pelo Supremo Conselho do Grau 33, órgão máximo do filosofismo maçônico brasileiro.

De acordo com o Grande Ministro de Estado do Supremo Conselho do grau 33, Jorge Luiz de Andrade Lins, o critério que norteou a indicação da Conselheira Presidente Lourdes Lima foi “em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados à sociedade paraense”. Já em relação ao TCE, segundo o Ministro, a concessão da honraria deveu-se “pelos avanços e modernização do Tribunal como órgão de controle e fiscalizador na correta aplicação dos recursos públicos e sua postura orientadora junto aos jurisdicionados e a sociedade paraense”.

Ao agradecer a homenagem, a presidente do TCE disse se sentir honrada pela lembrança de seu nome, mas, reiterou a sua maior felicidade pela indicação do Tribunal. “Ver reconhecido o seu trabalho (do TCE), a sua importância e o seu papel em prol da sociedade, são fatos que felicitam todos nós Conselheiros e servidores, nos faz sentir orgulho do trabalho que desempenhamos e do objetivo aos quais nos propomos que é servir em benefício do bem comum e da coletividade”, afirmou a Conselheira Presidente do TCE.

Antes de encerrar o seu pronunciamento, a Conselheira Lourdes Lima disse, ainda, que “O Tribunal ser digno dessa homenagem era, acima de tudo, fruto do trabalho dos Conselheiros; das gestões dos presidentes que a antecederam”, e citou os Conselheiros Nelson Chaves, Lauro Sabbá e Fernando Coutinho Jorge, como exemplos dessa dedicação, bem como de todos os servidores da Corte de Contas.

Em seguida, a presidente do TCE propôs ao Douto e Soberano Plenário que fossem enviados votos de felicitações para o Dr. Nazareno Nogueira de Lima, Grão Mestre no Pará e à administração do Supremo Conselho Grau 33, pelos 180 anos de fundação da Maçonaria no Brasil, além de agradecimentos pela honraria recebida, em nome dos Conselheiros e servidores do TCE.