Cons.ª Lourdes Lima prestigia sessão pública pela implantação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da ONU em Belém

Na noite desta quarta-feira, 23 de maio, a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), conselheira Lourdes Lima, participou da sessão pública de apoio à implantação, em Belém, do Campus da Amazônia para estudos e pesquisas de políticas integradas de proteção ambiental e progresso sustentável.

O Campus vai integrar a Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU), no fluxo dos objetivos de desenvolvimento sustentável – Agenda 2030 das Nações Unidas.

A sessão contou com a participação do presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado Santos, da desembargadora federal de Minas Gerais, Mônica Sifuentes, da secretária de municípios sustentáveis, Izabela Jatene, de autoridades e profissionais da área.

A programação foi apresentada pelo professor e jurista, Edmundo Oliveira, que na oportunidade, também lançou o livro “The Universe of Human Security: o universo da segurança humana”.

“Este é um momento de grande significado para o Pará. O professor Edmundo é a grande estrela da noite. O trabalho desenvolvido pela ONU faz o nosso estado ser o representante da Amazônia para o mundo através da educação, tecnologia e informação”, ressaltou Conrado.

 “Uma das principais missões da Universidade de Desenvolvimento Social da ONU é ser inovadora para dar prestígio ao Brasil diante dos olhos do mundo. A Universidade também conduzirá a atração de sólidos investimentos para o país com elevação no ranking da competividade na indústria e no comércio exterior, além de que até 2020 vai colaborar com a indústria para liderar o oferecimento de empregos no mundo”, destacou o jurista.

Edmundo também afirmou que “este é um projeto inovador e fundamental para trazer investimentos para melhorarmos a segurança pública na Amazônia e fazer com que o relacionamento polícia-povo seja verdadeiramente mais estreito. E o campus da Amazônia será a grande vitrine dessa universidade”, completou.

O projeto é de uma universidade mundial de segurança e desenvolvimento social com sede em Brasília e quatro campi específicos, sendo o polo da Amazônia, com sede em Belém, voltado para o progresso e para a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.  Os outros três campi serão em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.