SETIN e SECEX apresentam Fiscalis ao Ministério Público de Contas

Os sistemas de apoio à fiscalização, e-Jurisdicionado e Fiscalis, foram apresentados nesta quarta-feira 23 de maio, aos procuradores e servidores do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), como ferramentas de apoio às atividades executadas pela SECEX. Estes sistemas tem a função de otimizar e agilizar os serviços prestados aos jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).

Enquanto o e-Jurisdicionado objetiva ser o canal de comunicação, entre o TCE-PA e seus jurisdicionados, para envio de dados e informações sobre os processos fiscalizados pelo Tribunal, o Fiscalis tem por finalidade ser a principal ferramenta utilizada pela SECEX para execução de suas atividades, sendo que sua utilização se estende aos gabinetes dos conselheiros e procuradores de contas durante a análise dos processos que tramitam no Tribunal.

Os sistemas foram implantados no início deste ano e desde então estão sendo utilizados para envio e acompanhamento da remessa das Contas Anuais de Gestão referente ao exercício de 2017.

Capacitação

A Escola de Contas Alberto Veloso (ECAV) do TCE-PA organizou a capacitação dos procuradores e servidores do MPC-PA em parceria com o Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), que visa a integração de conhecimento entre as duas instituições. “A intenção deste programa de capacitação objetiva o fortalecimento entre os órgãos diante do conhecimento”, falou a diretora da ECAV Karla Bengston.

O secretário de Tecnologia da Informação (SETIN), Carlos Gomes, apresentou os sistemas de apoio a fiscalização, mostrando passo a passo o funcionamento e a consulta aos dados já existentes. “A apresentação ao Ministério Público de Contas dos sistemas e desta nova forma de atuação do Tribunal é fundamental, visto que ele é um ator fundamental no processo de análise dos processos que estão sob a jurisdição do TCE-PA”, explicou Carlos Gomes. 

De acordo com a secretária de Controle Externo, Ana Paula Maciel, “a partir da implantação deste projeto o TCE/PA converge às tendências da era digital, buscando o aperfeiçoamento do controle externo, acompanhando a modernização tecnológica pela qual o controle externo brasileiro vem passando”, detalhou a secretária.

A exposição de hoje teve como foco a capacitação dos servidores e procuradores do MPC. A procuradora geral, Silaine Vendramin, realizou a abertura do evento. “É com satisfação que recebemos este treinamento dos nossos parceiros que nos é apresentado, com o objetivo de conhecermos esta nova ferramenta de uso funcional para o uso do nosso dia a dia”, agradeceu.