Belém sediará próximo Congresso Nacional dos Tribunais de Contas

No 25º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, que aconteceu em Curitiba (PR) de 14 a 18 de novembro últimos, a Conselheira Presidente do TCE-PA, Lourdes Lima foi eleita como membro da Diretoria Nacional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).
 
Durante a realização do Congresso, a Conselheira Lourdes Lima presidiu os trabalhos em duas palestras, ambas realizadas no dia 17, pela manhã. A primeira teve como tema “Inovações nos Métodos e Procedimentos de Controle Externo (Lei Processual)” e foi ministrada pelo Dr. Odilon Cavallari, do TCU.
 
No mesmo dia, a Presidente do TCE-PA coordenou, ainda, a mesa que apresentou a “Proposta de Normas de Auditoria Governamental”, cujo palestrante foi o auditor do TCE-BA, Dr. Inaldo da Paixão Santos Araújo.
 
No dia 18 de novembro, data do encerramento do Congresso, a presidente do TCE-PA propôs, e foi aprovado pelos membros dos tribunais no referido evento, a realização em Belém da 26ª edição do Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em novembro de 2011.
 
Carta de Curitiba
 
Acompanhada pelo vice-presidente do TCE-PA, Conselheiro Cipriano Sabino e pelo Conselheiro Substituto, Edílson Oliveira e Silva, a presidente Lourdes Lima participou de toda a programação do 25º Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, desde a Oficina de Planejamento Estratégico Nacional de Comunicação, coordenada pelo jornalista Francisco Vianna, realizada após a abertura oficial do evento, no dia 14, até a assinatura da “Carta de Curitiba”, que ocorreu no último dia do evento.
 
Posta em votação e aprovada por unanimidade, a “Carta de Curitiba” é uma síntese dos propósitos formalizados pelos Congressistas, e assinado pelos atuais Presidentes da ATRICON, ABRACOM e IRB. Entre outros destaques, a “Carta de Curitiba” apoia a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas.