TCE-PA promove curso Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos em Santarém

Na última sexta-feira 24 foi realizado em Santarém, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE-PA), o curso” Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos: atribuições e responsabilidades”, para 283 servidores, ministrado pelo auditor de controle externo do TCE-PA, Rafael Larêdo, atualmente responsável pelo Núcleo de Inteligência Contábil do Ministério Público de Contas do Estado do Pará.

Segundo Rafael Larêdo, “o papel pedagógico dos órgãos de controle tem por objetivo fazer com que a gestão dos recursos públicos seja feita da melhor forma possível.” De acordo com a secretária de Gestão, Orçamento e Finanças de Santarém, Josilene Pinto, a formação vai subsidiar as tomadas de decisões, no que tange ao gerenciamento dos contratos da administração municipal.

"É muito importante para fazermos uma análise de como a prefeitura está gerenciando os contratos administrativos, desde a sua elaboração até a sua execução, e, principalmente, em relação à figura tão importante nesse trâmite todo que é o fiscal de contrato, uma vez que ele tem uma grande responsabilidade durante o período da execução do contrato. Então, é importante para sabermos se estamos fazendo da forma correta, o que precisa ser melhorado, o que precisa ser readequado", concluiu.

“A boa e regular aplicação dos recursos perpassam pelo papel do fiscal de contratos administrativos. O adequado desempenho de suas obrigações ocasiona serviços públicos bem prestados, qualidade no gasto e ainda eficiência de gestão ao Estado”, finalizou o auditor de controle externo Rafael Larêdo.