Jocatos expõe “Noites Brancas” no Espaço Clóvis Moraes Rego

O artista plástico João Carlos Torres da Silva (Jocatos) abriu nesta quinta-feira 09 de dezembro, no Espaço Cultural Clóvis Moraes Rego do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), a exposição “Noites Brancas”. A mostra reúne trabalhos realizados pelo artista desde 2005 com a utilização de objetos escultórios feitos a partir de latas de manteiga, queijo cuia, ervilhas e outros alimentos.

A presidente da Corte de Contas, Conselheira Lourdes Lima, os conselheiros Nelson Chaves e Edílson Oliveira e Silva, a Procuradora Geral de Contas do MPC Maria Helena Loureiro e servidores prestigiaram a abertura da exposição do artista, onde também compareceram convidados da organização do evento e de Jocatos, além do público interessado que soube pela imprensa do acontecimento cultural.

O trabalho exposto contém uma instalação que leva o nome da exposição, toda ela concebida com fragmentos de latas de 20 quilos de manteiga. Além da instalação “Noites Brancas”, Jocatos reuniu especialmente para a exposição seis gravuras em estojos acompanhadas das suas respectivas matrizes e outras trinta gravuras soltas (sem moldura). Dentre as seis gravuras acompanhadas das matrizes, encontra-se o trabalho denominado “Lembrança de um Amor 1h45”, que é uma gravura em metal oriunda de parte lateral da lata de manteiga Regata de 10kg, colocada em estojo de madeira.

O artista plástico Jocatos nasceu em Belém, e tem suas obras comercializadas desde os anos 70. Especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Jocatos desenvolve trabalhos como gravador, pintor, escultor e educador. O artista já apresentou suas obras em mostras, premiações artísticas, salões, bienais, e possui acervos em museus paraenses, brasileiros e no exterior.

Jocatos desenvolve experiências pedagógicas através da arte em parceria com instituições que atuam em projetos sociais e comunitários. O artista faz, ainda, pesquisa de matérias biodegradáveis para a criação de design e a sua aplicação na produção dos seus trabalhos. A Exposição “Noites Brancas” estará aberta para visitação até o dia 30 de janeiro de 2010, de 9h00 às 14h00.