Alunos de Abaetetuba preparam barquinhos da exposição “Canoas de Promesseiros”

Na última sexta-feira, dia 14, o Tribunal de Contas promoveu a oficina de pintura em barquinhos de miriti no município de Abaetetuba. Cerca de trinta crianças da Escola Estadual Carmem Ferreira participaram da oficina.

Os barquinhos fazem parte da exposição “Canoas de Promesseiros”, que já é tradição na programação anual do Círio de Nossa Senhora de Nazaré no TCE-PA. O lançamento da exposição será dia 04 de outubro, às 17h, no edifício sede do tribunal.

Feitos totalmente em miriti, os barquinhos e cenários darão mais vida aos lagos em frente ao prédio da Corte de Contas, em Belém. Todos os anos, as obras remontam a Romaria Fluvial, uma das mais tradicionais e belas procissões da Quadra Nazarena.

De acordo com a chefe da Assessoria de Cerimonial e Relações Institucionais do TCE-PA, Dione Guimarães, a oficina de barquinhos de miriti ocorreu pela primeira vez em Abaetetuba como forma de valorizar a cultura local. “Os alunos já conhecem o material, que faz parte do cotidiano deles, o miriti. Desta vez, eles terão as obras pintadas e elas serão apresentadas na exposição Canoas de Promesseiros”, explicou.

A exposição “Canoas de Promesseiros” terminará no dia 29 de outubro, quando se encerra a Festividade de Nossa Senhora de Nazaré.