TCE e AGE realizam “Conversando com o Controle Interno”

Com o objetivo de aprimorar e fortalecer o exercício do Controle Interno como facilitador do pleno exercício do Controle Externo da Corte de Contas, o Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a Auditoria Geral do Estado (AGE), realizaram, nesta segunda-feira, 29, o “I Encontro Técnico Conversando com o Controle Interno".
 
No mesmo sentido, o TCE-PA avança ainda mais na direção do seu compromisso institucional com a transparência na realização de sua missão constitucional. O “Conversando com o Controle Interno” teve, nesta sua primeira edição, a coordenação do Conselheiro Corregedor do TCE-PA, Ivan Barbosa da Cunha. A programação aconteceu no Auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), que recebeu sua lotação máxima de 160 pessoas.
 
O público alvo do “I Encontro Conversando com o Controle Interno” é formado pelos responsáveis por departamentos e setores de Controle Interno dos órgãos jurisdicionados do TCE-PA. Nesta sua primeira edição, o evento contou com a palestra “Novas Diretrizes do Controle Interno”, proferida pela Auditora Geral do Estado, Tereza Cordovil, e com a Mesa Redonda “Suprimento de Fundos”, composta pelos técnicos, Andréa Martins Cavalcante, diretora de Controle Externo do TCE, Ana Paula Cruz Maciel, analista de Controle Externo do Tribunal, e por Claudio Moreira Favacho, auditor da AGE.
 
Durante a Mesa Redonda, servidores de departamentos de Controle Interno de várias instituições públicas interagiram com os participantes da Mesa Redonda, questionando e esclarecendo dúvidas freqüentes nos procedimentos desses departamentos. O “Conversando” está previsto para acontecer trimestralmente. Sua segunda edição terá como tema: “Tomadas de Contas Especiais”, e será realizado em junho do corrente ano.
 
O encontro foi instituído por meio da Resolução nº 17.775/09, e é fruto de proposição do Conselheiro Coordenador de Informática e Processamento de Imagens, Nelson Chaves. De acordo com a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, o “I Encontro Conversando com o Controle Interno”, tal qual o “Fórum TCE-PA e Jurisdicionados”; o “Encontro TCE/ALEPA” e o “Diálogo com o 3º Setor”, são realizações que já fazem parte do calendário de eventos da Corte de Contas.
 
A Conselheira Presidente Lourdes Lima, o Conselheiro Vice-presidente Cipriano Sabino, o Conselheiro Corregedor e Coordenador do evento, Ivan Barbosa da Cunha, o Conselheiro Nelson Chaves, autor da proposição que originou o “Conversando com o Controle Interno”, e o Auditor Conselheiro Substituto, Edílson Oliveira e Silva estiveram presentes ao evento.
 
A Presidente da Corte de Contas, Lourdes Lima, o Conselheiro Nelson Chaves, propositor do evento, e o Conselheiro Ivan Cunha, coordenador, proferiram os pronunciamentos de saudação e justificativa da realização do evento. Também compuseram a Mesa Oficial, a Auditora Geral do Estado, Tereza Cordovil, a Conselheira corregedora do TCM, Mara Barbalho e os representantes do Ministério Público de Contas do Estado e do Município, respectivamente, Procuradores Antonio Maria Cavalcante e Elizabeth Salame.
 
Ouça no endereço www.tce.pa.gov.br ao áudios dos pronunciamentos e entrevistas concedidas pelos organizadores do “Conversando com o Controle Interno”. A partir desta terça-feira, 30, também estarão disponíveis no mesmo endereço vídeos especialmente feitos durante a realização do “Conversando com o Controle Interno”, evento que vai acontecer a cada três meses anualmente, pelo TCE e AGE do Pará.