Ideias Verdes: TCE implanta quinta proposta

Na manhã da última quinta-feira 22, durante a pauta administrativa ocorrida na Sessão Plenária, os membros da Comissão Ideias Verdes apresentaram no Plenário Cons. Emílio Martins a aplicação, no âmbito do TCE, da quinta proposta vencedora do concurso “Ideias Verdes”, de autoria da servidora Primênia Suelena Nunes Chama, que sugeriu o uso de adesivos sobre as tomadas elétricas e válvulas dos sanitários.

Falando em nome da Comissão, o servidor Clóvis Luz da Silva ressaltou que a preocupação com o uso racional da água e da energia elétrica parte do pressuposto segundo o qual o TCE não pode se limitar apenas aos assuntos relacionados com sua missão constitucional, sem atentar para as questões emergentes que preenchem a agenda da sociedade civil organizada, dentre as quais a preocupação com as complexas demandas socioambientais.

Nesse sentido, a ênfase no uso racional de água e luz revela o compromisso do TCE com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida correspondente, tendo em vista que o uso racional da água e da energia, no âmbito do TCE, representa uma economia que, por menor que seja quando comparado com o consumo dos demais órgão públicos, contribui para que esses elementos, principalmente no caso da água, se potável e livre das contaminações, levem saúde e higiene aos lares, ou seja, qualidade de vida.

Inserindo-se na agenda socioambiental, o TCE dá um passo à frente das instituições que não vislumbram em seu horizonte nada além de suas atribuições legais, sem qualquer ingerência nos graves problemas que representam sérios riscos à vida humana, seja a nível local seja a nível nacional e mundial.

Tendo em vista localizar-se na Amazônia, uma região abundante em recursos naturais e dentre eles esse precioso elemento que é a água (maior bacia hidrográfica mundial), o TCE entra na vanguarda das lutas sociais pela vida e pela natureza, com grandes chances de se tornar referência para todas as demais instituições públicas do Pará e do Brasil.  

A Comissão Ideias Verdes do TCE-PA é composta pelos servidores: Vera Fidalgo e Mariúcia de Lacerda (Escola de Contas), Francisco da Silva (SCCP/DRH), Rodolfo de Almeida (Seção de Transporte/ DA), Renata do Nascimento (CAMO/DRH), Clóvis Luz (Secretaria), Andrey Carneiro (DRH) e José Peixoto (Núcleo de Comunicação). Todos os membros da Comissão atuam nela como voluntários.

Clique aqui para ouvir as manifestações de incentivo e entusiasmo da Conselheira Presidente Lourdes Lima, do Conselheiro Vice-presidente Cipriano Sabino, dos Conselheiros Nelson Chaves e Luís Cunha e da Procuradora do MPCE Rosa Calheiros Lopes. Além do membro da Comissão Clóvis Luz, a autora da 5ª Ideia Verde, Primênia Chama também se pronunciou.

Adesivo_internaadesivo_interno