TCE entrega Medalha Serzedello Corrêa ao Ministro Benjamin Zymler

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) entregou nesta quinta-feira 12, em Sessão Solene realizada no Plenário Conselheiro Emílio Martins, sua mais alta honraria, a Medalha Serzedello Corrêa Classe “A”, ao Ministro-corregedor e Vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.

A homenagem, fruto de proposição do Conselheiro Nelson Chaves, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do TCE-PA, e foi conferida em razão da especial atenção do ministro para com o TCE-PA. Esta foi a quinta oportunidade em que Zymler veio a Belém.

Além da Presidente da Corte de Contas, Conselheira Lourdes Lima e do propositor da homenagem, Conselheiro Nelson Chaves, os outros três integrantes da Corte de Contas; o Vice-presidente, Conselheiro Cipriano Sabino, o Conselheiro Corregedor Ivan Barbosa da Cunha e o Conselheiro Coordenador de Capacitação de Recursos Humanos, Luís Cunha, prestigiaram a homenagem. O evento teve início às 10h00, e contou com a presença de autoridades das três esferas de poder no Estado.

Compuseram a Mesa Oficial, ao lado da Presidente Lourdes Lima e do homenageado, a Desembargadora Raimunda Noronha, Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA), o 1º Vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA), Deputado João Salame, a Procuradora Geral do Ministério Público de Contas do Estado (MPCE), Maria Helena Loureiro, o representante da Governadora Ana Júlia Carepa, Procurador-geral Adjunto do Estado José Eduardo Cerqueira Gomes e o representante do Ministério Público do Estado (MPE), Procurador de Justiça Cláudio Melo.

Saudação

O Conselheiro Nelson Chaves foi o escolhido pelo TCE-PA para fazer a saudação ao homenageado. Ele aproveitou para destacar, além do currículo do Ministro, toda a deferência com a qual Benjamin Zymler tem dispensado ao TCE-PA, bem como ao Estado como um todo. O Conselheiro mencionou a simplicidade pessoal de Zymler, sua acessibilidade e disposição para dirimir dúvidas das mais simples as mais complexas por parte de quem quer que seja.

De acordo com o Conselheiro Nelson Chaves, nas três oportunidades em que o Ministro esteve em Belém como participante de eventos realizados pelo TCE, foi dessa maneira que Zymler se comportou e cativou além do respeito, a admiração dos membros do TCE e dos seus jurisdicionados. Outro destaque do pronunciamento do Conselheiro, disse respeito as semelhanças acadêmicas

entre o homenageado e Serzedello Corrêa, pois ambos foram alunos da Escola Militar de Engenharia.

Cidadão Paraense

Durante a Sessão Solene, o Ministro foi comunicado que o representante da ALEPA na solenidade, Deputado João Salame, apresentara uma proposição que confere a ele o título de cidadão paraense.

Tão logo fora chamado para fazer o seu pronunciamento, Benjamin Zymler afirmou que, uma vez aprovada a proposição, voltará novamente a Belém, dessa vez acompanhado de sua mulher e filhos, para que todos comprovem o por quê do seu carinho todo especial para com a cidade. Ele afirmou que a homenagem desta quinta-feira foi uma das mais afetuosas e especiais que jamais recebera ao longo da sua trajetória profissional.

O Ministro justificou toda a sua simplicidade ao dizer que o fato de estar desempregado o fizera cursar outro curso superior (Direito), o que, numa sucessão de golpes de sorte, segundo ele, após aprovação em concurso público, primeiro para a função de analista, em seguida para Ministro-Substituto, fizeram com que chegasse ao cargo de ministro titular da mais alta Corte de Contas do país.

Autoridades presentes

 A Corregedora do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), Conselheira Mara Barbalho, a Procuradora Chefe do Ministério Público de Contas junto ao TCM, Elizabeth Salame, o Desembargador Leonam Cruz Júnior, a Auditora Geral do Estado, Mary Joyce Rocha, os Procuradores do MPCE, Antonio Maria Cavalcante e Rosa Egídia Lopes, o Secretário de Controle Externo do TCU no Pará, Norberto Medeiros e o Conselheiro aposentado Elias Naif Daibes também prestigiaram a Sessão Solene de homenagem. Convidados e servidores de todas as instituições com representantes oficiais na Sessão Solene compuseram a platéia que lotou o Plenário do TCE.

Áudios: