TCE auxilia TCM na elaboração de seu Plano Estratégico

Como fruto do Convênio de Cooperação Técnica nº. 002/08,  o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) por meio de sua equipe de servidores da área de Planejamento vem dando continuidade às ações programadas com o objetivo de assessorar o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) na implementação do seu processo de Planejamento Estratégico.

O trabalho que se iniciou com palestra ao corpo funcional do TCM quanto à importância do planejamento estratégico, proferida pela equipe de planejamento desta Corte de Contas no dia 10 de setembro, continuou nos dias 23 e 24 com a realização da oficina de nivelamento onde foi disseminada para os participantes (40 servidores) a metodologia do Balanced Scorecard –(BSC).

Foi também aplicada pesquisa para levantamento dos pontos fortes e fracos do TCM objetivando a realização da análise do ambiente interno, que juntamente com a análise do ambiente externo irá compor a base do referencial estratégico.

Prosseguindo a programação estabelecida,  foi realizada a Oficina de Elaboração do Referencial Estratégico do TCM-Pa nos dias 20,21 e 22 passados,  que teve como facilitadores os técnicos do TCE Alberto Vieira e Vera Braga e contou ainda com a participação dos técnicos do  TCU Daniel Souza e Leonard Lapa e suporte da Técnica Selma Paixão do TCE-PA.

A oficina foi aberta pelo conselheiro Daniel Lavareda e contou com a presença do conselheiro Cezar Colares.

Como resultado do trabalho do grupo formado pelos 40 servidores do TCM participantes da oficina, foi definido o referencial estratégico para aquele Tribunal composto pelo Negócio, Missão, Valores e Visão de Futuro e construída uma proposta de Mapa Estratégico que deverá ser validada por todos os servidores do TCM e submetida à aprovação do Plenário.

O encerramento da Oficina contou com a participação da Presidente do TCM Conselheira Rosa Hage, dos Conselheiros Daniel Lavareda e Mara Barbalho e da procuradora Chefe do Ministério Público junto ao TCM, Elizabeth Silva.

Na ocasião, a Conselheira Rosa Cunha elogiou o trabalho realizado pelos técnicos do TCU e do TCE e solicitou ao Dr Alberto Vieira e a Drª Vera Braga que agradecessem em seu nome à Conselheira Lourdes Lima a disponibilização dos técnicos do TCE-Pa para realização daquela oficina.