DCE inicia programa de treinamento de servidores

Visando dar cumprimento ao disposto no artigo 2º, inciso II da Resolução nº. 17.842/10, bem como iniciar a execução de uma das tarefas/ações previstas no Plano de Gestão 2009/2010 do mandato da Conselheira Presidente Lourdes Lima, no que se refere a “Implementação da Metodologia de Fiscalização”, inicia nesta segunda-feira 08, o programa de treinamento dos servidores deste TCE-PA. O programa atende a nova metodologia de fiscalização aprovada pela resolução acima.  

O treinamento visa iniciar o processo de disseminação da nova forma de atuação da fiscalização exercida pelo Departamento de Controle Externo (DCE) da Corte de Contas junto a todos os que, de forma direta ou indireta, executam tarefas relacionadas a atividade fim deste Tribunal. 
 
Participarão da primeira turma dezenove servidores do DCE (incluindo a instrutora, servidora Patrícia Regina Aleixo Farias), dois servidores do Departamento de Infoirmática (DI) e instrutores da Escola de Contas Alberto Veloso, que estão em fase de preparação para atuar nas próximas turmas.
 
Esta primeira turma do programa de treinamento faz parte do projeto de implementação da nova metodologia de fiscalização do DCE, que inclui, ainda, as seguintes etapas:
 
Definição das auditorias piloto, que serão realizadas com o uso do Sistema de Gerenciamento de Auditoria – SGA e do Sistema de Gerenciamento de Processos – SGP, ambos do TCE/BA;
Treinamento nos sistemas SGA e SGP;
Realização das auditorias piloto;
Disponibilização dos sistemas para uso.
Os técnicos indicados para participar desta turma firmaram compromisso de possuir o seguinte perfil:
1.            Estar comprometido com o projeto;
2.            Ser um potencial multiplicador da metodologia e no uso dos sistemas;
3.            Ter a capacidade de avaliar os sistemas durante o piloto, e ao final das auditorias poder apresentar e discutir as eventuais customizações que serão necessárias para adequar os sistemas as necessidades do DCE;
4.            Preferencialmente não ter problemas de agenda (férias, licenças, etc) nos próximos meses (treinamento e piloto).
 
A expectativa do DI é que ao final das auditorias piloto (e também durante, caso seja fundamental para o andamento do trabalho), o DCE possa apresentar um relatório contendo as principais customizações necessárias nos sistemas, visando adequá-las às necessidades do TCE-PA.
 
alt