TCE realiza “III Conversando com o Controle Interno”

Com o tema “Tomada de Contas Especial”, proposto pelos agentes públicos de controle (APC’s) presentes ao I Encontro Técnico Conversando com o Controle Interno, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) realizou, durante toda a manhã desta quarta-feira 17 de novembro, a terceira edição do evento.  

O III Encontro Conversando com o Controle Interno conta novamente com a parceria da Auditoria Geral do Estado (AGE), e aconteceu no auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA). Sua realização atende a necessidade de fortalecer e aprimorar o exercício do Controle Interno como facilitador do pleno exercício do Controle Externo da Corte de Contas e das instituições parceiras.  

O evento é coordenado pelo Conselheiro Corregedor do TCE-PA, Ivan Barbosa da Cunha. Seu público alvo é formado pelos agentes públicos de controle de todos os órgãos jurisdicionados da Corte de Contas. Após o Auditório Albano Franco receber sua lotação máxima nas duas edições anteriores, e em razão da plena aceitação do encontro entre as instituições parceiras e os APC’s participantes, os organizadores do evento já estudam a possibilidade de levá-lo para o interior do estado.
 
Nesta terceira edição, o evento contou com as palestras “Processo de Fiscalização: Tomada de Contas Especial”, proferida pelo Conselheiro Corregedor Ivan Barbosa da Cunha e “Tomada de Contas Especial”, sob a responsabilidade do secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Pará, Norberto Medeiros.
 
Após as duas palestras e o intervalo, a programação continou com uma plenária que debateu questões sobre o tema do encontro. Nesta etapa, a diretora do Departamento de Controle Externo do TCE Marcia Costa, a auditora geral do Estado Mary Joyce Rocha e o secretário de Controle Externo do TCU no Pará Norberto Medeiros irão esclareceram dúvidas e questionamentos dos participantes.
 
Tal qual nas duas edições anteriores, toda a programação do evento – palestras, questionamentos, material didático e entrevistas em áudio e vídeo – irá ser disponibilizada no endereço www.tce.pa.gov.br/eventos, no hotsite especialmente criado para disponibilizar o conteúdo completo aos interessados impossibilitados de comparecer ao encontro.
 
III Encontro Técnico Conversando com o Controle Interno
 
O III Encontro Técnico Conversando com o Controle Interno foi instituído por meio da Resolução nº. 17.775/09, e é fruto de proposição do Conselheiro Coordenador de Informática e Processamento de Imagens, Nelson Chaves. De acordo com a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, o “Encontro Conversando com o Controle Interno”, tal qual o “Fórum TCE-PA e Jurisdicionados”; o “Encontro TCE/ALEPA” e o “Diálogo com o 3º Setor”,
são realizações que já fazem parte do calendário de eventos da Corte de Contas estadual.
 

O III Encontro Técnico Conversando com o Controle Interno teve o apoio da AGE, TCU e FIEPA.