AOP Saneamento: Diagnóstico da situação no Estado

Com o objetivo de elaborar um diagnóstico preciso do saneamento público em todo o Estado, o Tribunal de Contas do Pará (TCE/PA) realizou Auditoria Operacional (AOP) na função saneamento em 2010/2011.

 

Sob responsabilidade da Comissão de Auditoria Operacional - CAOP, a AOP-Saneamento, teve como escopo o Programa “Água para Todos”, com foco nas ações 1871, 1923 e 1925 de Implantação, Ampliação e Melhoria dos Sistemas de Abastecimento de Água. É a terceira AOP realizada pelo Tribunal.

 

Foram visitados 16 municípios pertencentes a 10 regiões de integração, das 12 existentes no Estado, apurando dados desde a estrutura física para captação, operação e distribuição de água dos SAA’s existentes nesses municípios, assim como,  a satisfação dos usuários quanto ao serviço de abastecimento de água disponibilizado.

 

O resultado desse trabalho foi apresentado na quarta-feira, dia 31, onde os técnicos Cleyce da Cunha, Domingos Rodrigues Neto, Francimary Almeida e Maria Betânia Pinheiro expuseram no auditório, aos gestores envolvidos (SEDURB, COSANPA, SESPA, ARCON, SEPOF, SEGOV, CASA CIVIL e SINDICATO dos Urbanitários) as conclusões acerca da avaliação do Programa “Água para Todos”, para que sejam efetuadas as considerações dos gestores, após essa fase, o relatório com os comentários dos gestores e a proposta de encaminhamento irá ao relator e posteriormente a plenário.

 

Vale ressaltar, que a mesma equipe já esta concluindo a fase de planejamento da AOP em Meio Ambiente, que tem como escopo o Programa “Ordenamento Territorial” com foco na Criação e Gestão de Unidades de Conservação.

 

alt