TCE-PA empossa o Conselheiro André Dias

Em uma sessão solene organizada pelo TCEPA, centenas de pessoas, entre autoridades, servidores públicos, profissionais da imprensa, demais convidados, além de familiares, presenciaram a cerimônia de posse do Conselheiro André Teixeira Dias, no auditório do Hangar, na manhã de segunda-feira, 12.

O ato obedeceu ao que determina o Regimento Interno do TCEPA, no art. 29, que estabelece o período de (30) dias, contados da publicação da nomeação no Diário Oficial do Estado, para a posse do conselheiro.

Augusto Gambôa, do Depto. de Administração, Dione Guimarães, do Gabinete da Presidência, Lucilene Barbalho, da Coordenadoria de Apoio aos Conselheiros, Lúcia Vinagre, do Setor de Material, Antônio Remígio, da Assessoria de Comunicação, Luiz Cláudio, do Setor de Transporte e Jorge Batista Júnior, Secretário em exercício, juntamente com suas equipes de servidores, foram publicamente elogiados tanto pelo Conselheiro Presidente Cipriano Sabino quanto pelo Conselheiro André Dias, em razão da agradável manhã que marcou a posse do mais novo membro da Corte de Contas.

Antes do início da sessão solene, os convidados foram recepcionados ao som de clássicos internacionais e nacionais, pelo trio formado por Samarone Lacerda, cantor, Felipe Bruno, violinista e a pianista Adriana Paiva.

Compuseram a mesa oficial o governador Simão Jatene, o presidente da ALEPA, deputado Manoel Pioneiro, a presidente do TJE-PA, desembargadora Raimunda do Carmo Gomes Noronha, o presidente do TCE-Pa, conselheiro Cipriano Sabino de Oliveira Junior, o presidente do TCM-PA, conselheiro José Carlos Araújo, o senador Flexa Ribeiro, o procurador geral do Ministério Público do Estado, Antonio Barleta, a procuradora chefe do Ministério Público de Contas do Estado, Maria Helena Borges Loureiro, a procuradora chefe do Ministério Público junto ao TCM-PA, Elizabeth Salame, o prefeito Duciomar Costa, e o deputado federal Bruno Araújo, do PSDB-PE.

Após a composição da mesa oficial, o coral do TCE-PA cantou, juntamente com os presentes, o hino nacional. Em seguida, o conselheiro André Dias leu o compromisso de posse (clique aqui, para ouvir), em que prometeu desempenhar bem e fielmente os deveres do cargo de conselheiro, em cumprimento à Constituição e às leis da República e do Estado.

O conselheiro presidente Cipriano Sabino, então, declarou investido no cargo o mais novo conselheiro do TCE, antecedendo a um dos momentos marcantes da posse, quando o senhor Juvêncio Dias, pai do empossado, entregou ao filho a toga de conselheiro, auxiliando-o a vesti-la .

Terminadas as etapas iniciais da cerimônia, as autoridades presentes usaram da tribuna para saudar o conselheiro André Dias.

A primeira a se manifestar foi a Procuradora Geral do Ministério Público de Contas, Dra. Maria Helena Borges Loureiro (clique aqui para ouvir), que ressaltou a determinação, a ousadia e a dedicação de André Dias, afirmando acreditar no êxito do novo conselheiro em sua função, porque sempre mostrou zelo pelo Estado do Pará enquanto parlamentar. Concluiu dizendo que o TCEPA e a sociedade ganham com a posse do conselheiro.

O conselheiro vice-presidente, Luis da Cunha Teixeira, foi o próximo a saudar André Dias (clique aqui para ouvir). Para o vice-presidente, é um privilégio recepcionar o novo conselheiro nessa transição em sua vida pública; afirmou ainda que o TCEPA consolida ainda mais sua respeitabilidade junto à sociedade por ser tratar de um servidor público com passado limpo e uma vasta folha de serviço prestado ao Estado, sempre com honradez e eficiência.

Após a apresentação do coral, a palavra foi concedida ao novo conselheiro (clique aqui para ouvir). André Dias ressaltou que o momento que vivia era significativo, pois representava a passagem de uma etapa de sua vida pública para outra.

Visivelmente emocionado, o novo conselheiro aproveitou a oportunidade para agradecer a sua família, que durante muitos anoso teve que conviver com sua ausência em razão dos diversos compromissos políticos assumidos.

Aos amigos, assessores e deputados, também dedicou especial agradecimento, reconhecendo que a ajuda de todos, foi fundamental para que ele cumprisse suas obrigações de um servidor da sociedade.

Agradeceu também, e especialmente, ao governador Simão Jatene, que poderia ter escolhido qualquer pessoa dentre os quase cinco milhões de paraenses. Finalizou ressaltando que honrará a escolha, e que, ainda como conselheiro, vai continuar se esforçando para construir uma sociedade que promova a justiça e a cidadania, tornando a felicidade algo possível e a alcance de cada um dos paraenses.

Outra autoridade a se manifestar foi o presidente da ALEPA, deputado Manoel Pioneiro (clique aqui para ouvir), que saudou o conselheiro André Dias, desejando que em 2012 todos tenham um ano de paz e felicidade.

O último usar a palavra foi o governador Simão Jatene (clique aqui para ouvir). Saudando o novo conselheiro, o governador afirmou que há dois desafios a ser perseguidos, para que o Estado Brasileiro consiga atender as necessidades básicas da população: a união na luta por uma federação com estados e municípios fortes e o aprimoramento dos mecanismos de gestão pública.

Após os pronunciamentos, o coral do TCEPA cantou o hino do Pará.

Agradecendo a presença de todos, o presidente Cipriano Sabino declarou encerrada a sessão solene.