Tribunal de Contas inicia Campanha Janeiro Branco

Neste mês, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) está engajado na Campanha Janeiro Branco, com o slogan “Para lembrar que o cuidado com a saúde mental é o ano inteiro”. A ação é uma iniciativa da área de Assistência Social do TCE, comandada pelo Conselheiro Luis Cunha, Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), Secretaria de Gestão de Pessoas e Presidência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo, contribuir com a comunidade e, consequentemente, com o trabalho.

No Brasil, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar em dia com as emoções e sentimentos. O mês de janeiro e a cor branca foram escolhidos para promover esse movimento, por estarem relacionados simbolicamente à imagem de recomeço.

O objetivo da Campanha Janeiro Branco é a conscientização, promoção e incentivo à saúde mental. O intuito é fazer com que, através da informação, as pessoas voltem seus olhares para as questões subjetivas do ser humano, de modo a promover uma cultura de saúde mental.

A CSQ, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Relações Públicas do TCE-PA, fará a divulgação de conteúdo temático nos meios de comunicação institucionais ao longo do mês, com orientações que incentivem a melhoria da qualidade de vida e que previnam doenças ou o agravamento de problemas com fatores emocionais.

Cuidados - O TCE-PA oferece aos seus servidores, terceirizados e estagiários atendimento especializado para o cuidado com a mente, dispondo de duas psicólogas em seu quadro funcional. O horário de atendimento é das 7h30 às 13h30 na Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do TCE, que funciona no edifício-sede da Corte de Contas.

Acesse o folder informativo da Campanha Janeiro Branco aqui