TCE-PA prestigia evento da Ouvidoria Geral do Estado

Em comemoração ao Dia do Ouvidor, celebrado nacionalmente no dia 16 de março, a Ouvidoria Geral do Estado promoveu na sexta-feira, 18, o evento “Transformações Digitais no Pará”, com apresentação do Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias (Sigo), da ferramenta de construção da Carta de Serviços ao Usuário e do futuro Portal de Serviços do Estado do Pará. O Conselheiro Ouvidor do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Odilon Teixeira, compareceu ao evento representando a Corte de Contas. O procurador de contas Stanley Botti, que é ouvidor do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, também participou da programação.

Na ocasião, foram apresentadas as inovações tecnológicas que deverão ser implementadas pela Ouvidoria Geral do Estado na otimização por via digital do atendimento de demandas de usuários, incluindo a integração de toda a rede de ouvidorias mantidas pelo Poder Executivo. De acordo com o ouvidor geral do estado, Arthur Houat Nery de Souza, o evento apresentou os serviços que serão ofertados ao público em geral que envolvem a evolução tecnológica com capacidade de aproximar a gestão pública da sociedade.

“Os novos produtos tecnológicos vão criar uma otimização do serviço público, a facilitação do acesso e a desburocratização por meio do sistema integrado de ouvidoria onde o cidadão poderá recorrer ao estado para a manifestação de elogios, denúncias e reclamações”, explicou.

O ouvidor geral do estado disse ainda que a carta de serviço ofertará um manual descritivo detalhado dos serviços de cada órgão do estado, apresentando todos os documentos necessários para o acesso ao serviço público. Na mesma linha, o Portal de Serviços do Estado será um ambiente virtual no qual serão disponibilizados serviços em acesso totalmente eletrônico.

O procurador de contas Stanley Botti, ouvidor do MPC-PA, parabenizou a iniciativa do Executivo em avançar na aplicação da tecnologia para facilitar a comunicação entre usuário e governo. “São ferramentas que vão permitir que o usuário não só conheça, mas que também tenha acesso aos serviços”, disse.

O Conselheiro Ouvidor do TCE-PA, Odilon Teixeira, destacou a iniciativa de integrar as ouvidorias em um único sistema de gestão, proporcionando à população mais oportunidades de diálogo com o poder público. O Conselheiro fez uma breve apresentação do histórico da Ouvidoria do TCE-PA, que começou a funcionar em 2015.

De acordo com Odilon Teixeira o sucesso das ferramentas depende também da internalização de uma cultura institucional voltada para atendimento do público que busca pelos serviços do estado. “A ouvidoria é muito importante porque estreita os caminhos em que o cidadão e a sociedade acessam o poder público. Ela facilita algo muito importante, que é, além do controle constituído, o controle social. A sociedade o tempo todo, por meio de políticas públicas, é usuária de serviços públicos e, eventualmente, alguma manifestação, alguma reclamação, pode ser realizada e a ouvidoria é o canal para isso”, enfatizou.

Texto: Josiele Sousa (Ascom TCE-PA)
Foto: Rodrigo Lima (Ascom TCE-PA)

ouvidoriaestadoF22.03.2022

Para o ouvidor geral do Estado, Arthur Houat, o evento teve a missão de apresentar as inovações digitais para a melhor oferta de serviços aos paraenses