Exposição "Momentos fotográficos em Abaetetuba"
Período: 29 de setembro 2017 a 15 de outubro de 2017
Artista: Dione Guimarães

delimitador

 

Galeria de Fotos


Apresentação

Durante uma viagem técnica à cidade de Abaetetuba, no nordeste do estado, os barcos lúdicos, ícones da região foram registrados pelas lentes da câmera da servidora do TCE-PA, Dione Célia Guimarães, que também capturou os inúmeros modelos de embarcações que navegam pelos tantos braços de rios que cortam o município.

A cidade é conhecida pela qualidade de seus estaleiros, que movimentam a economia local. Isso motivou a pesquisa de fragmentos de barcos nos estaleiros de Abaetetuba para compor a exposição interna.

A variedade de frutas e peixes tornam Abaetetuba uma típica cidade amazônica. Os paneiros de açaí, a farinha de mandioca, as frutas regionais e a diversidade do pescado são itens sempre presentes nas feiras do município. Os biscoitos de polvilho, produzidos pelas inúmeras fábricas de Abaeté, também ajudam a impulsionar a economia da cidade.

Se os barcos, a diversidade de alimentos e a produção de biscoitos são elementos da cidade, os rios são essenciais para sua economia e seu cotidiano. Pelas águas os barcos transitam provando que os rios são ruas nesse pedaço da Amazônia. Das águas saem os peixes, base do alimento no município. Nas águas brincam as crianças, fazendo dos banhos de rio o lazer de todo um povo. É o rio em toda a parte, marcando uma cidade, como protagonista de uma história.

Por todas estas peculiaridades fizemos a montagem das fotos de todos os produtos mais típicos e populares de Abaetetuba, em painéis que misturados com os fragmentos dos estaleiros deram um sentido as riquezas da região.


Circuito expositivo

  • 01 painel em MDF medindo 2mx4m, pintado com tinta PVA na cor cinza, com fotos dos produtos típicos de Abaetetuba, biscoitos, paneiros de açaí, arquitetura típica das casas de madeira e brinquedos de Miriti;
  • 02 paineis em MDF, pintados com tinta PVC na cor cinza com fragmentos de barcos dos estaleiros de Abaetetuba.

Ficha Técnica

Exposição:

 “Momentos fotográficos em Abaetetuba”

Ficha Técnica

Organização

Dione Guimarães

Silvia Teixeira

Fotografias

Dione Guimarães

Expografia/Montagem

Manoel Kiko Pacheco

Dione Guimarães

Arte Gráfica

José Peixoto