TCE-PA comemora sucesso do “I Simpósio de Previdência Social

Com o tema “Regime Próprio da Previdência” o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) encerrou com saldo bastante positivo o “I Simpósio da Previdência Social”.

 
O evento, que reuniu cerca de 500 participantes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, além de jurisdicionados de todo o Estado, teve um destaque nacional, pois contou também com a participação dos técnicos de Tribunais de outros Estados brasileiros como o Amazonas, Maranhão e Distrito Federal.
 

O Simpósio debateu o fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania e trouxe a Belém, especialistas de renome nacional. Entre eles o Ministro Benjamin Zymler, vice-presidente e corregedor do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

O presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Coutinho Jorge, enfatiza que o simpósio foi a primeira iniciativa no Brasil, a fim de debater a Previdência Social Própria e segue uma etapa de discussões sobre o planejamento estratégico do órgão. "O Simpósio reforça a necessidade de melhorar os processos de concessão de aposentadorias e pensões aos servidores públicos, que começam em seus órgãos de origem, passam pelo órgão gestor do regime de previdência do Estado e terminam neste Tribunal", destaca o presidente. "Esperamos que eventos como este, sejam feitos em outros Estados pela importância do tema", afirma.

 

A vice-presidente do TCE-PA, conselheira Lourdes Lima, ressalta a importância do Simpósio, “Além de qualificar os técnicos sobre o tema, o TCE acompanha todas as mudanças na lei vigente sobre o regime previdenciário”. Para a conselheira a palestra do ministro, além de ter sido muito esclarecedora, serviu para dar uma visão mais ampla sobre o processo em geral.

Para o conselheiro Cipriano Sabino, coordenador de processos do TCE-PA, o tema é fundamental “porque os tribunais de contas têm função de fiscalizar, mas também de analisar processos previdenciários, que é uma de suas funções constitucionais, portanto, os tribunais precisam lidar com a matéria corretamente, ficar atento às reformas na legislação, trabalhar claramente à luz da legislação previdenciária”, destaca.

 

O Simpósio de Previdência Social foi mais uma ação realizada dentro das metas estabelecidas dentro do Promoex, a coordenadora nacional do Programa, Heloisa Garcia, veio a Belém participar do evento e enalteceu a iniciativa do TCE-PA em capacitar os técnicos locais sobre o processo previdenciário, ressaltando que cada processo requer um longo estudo, cada um com sua especificidade, por isso, a qualificação é fundamental.

 

Heloisa ainda destaca que treinamentos como este, fazem parte da gestão de Coutinho Jorge, que sempre primou por uma atuação de ponta no processo de modernização das contas públicas. “É um processo que ocorre no Brasil inteiro, mas no Pará está muito mais avançado. Podemos garantir que o TCE Pará, tem o programa mais efetivo que a gente pode observar, através dos sucessivos treinamentos que vem promovendo para os seus servidores e jurisdicionados”, pontuou.
 

Outras palestras de destaque que fizeram parte da programação do Simpósio: Reforma Previdenciária: Aposentadorias e Pensões, proferida pelo professor João Araújo Magalhães, especialista em Previdência Social para os servidores públicos; Previdência Complementar no Serviço Público, ministrada pelo Dr. Antônio Mário de Oliveira, consultor do Banco Mundial (BIRD) na área de Regimes Próprios de Previdência Social; Benefícios Previdenciários dos Regimes Próprios de Previdência, abordada pelo professor André Oliveira, procurador federal e ex-corregedor geral do Instituto Nacional de Seguridade Social; Panorama da Previdência Pública Brasileira Pós-Reforma, proferida pelo Dr. Inácio Magalhães, procurador do Ministério Público de Contas do Distrito Federal, entre outras.

 

 
O evento foi encerado em grande estilo, com a apresentação musical da cantora paraense Jeanne Darwich, que proporcionou um momento de integração e confraternização entre os participantes, em mais um evento de sucesso realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará.