Sessão Plenária: legalidade de 24 registros em apreciação pelo Tribunal Pleno

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) apreciou a legalidade de 24 registros administrativos referentes a admissões, atos de reforma, pensões e aposentadorias durante a sessão plenária desta quinta-feira, 6.

Liderado pelo conselheiro Nelson Chaves, presidente em exercício do TCE-PA, o Pleno deferiu quatro admissões, 11 aposentadorias, uma retificação de aposentadoria, três reformas e quatro pensões. Somente um ato de aposentadoria foi extinto sem resolução do mérito.

Pauta Administrativa – O conselheiro substituto Edvaldo Souza apresentou as últimas ações da Comissão de Consolidação e Sistematização de Jurisprudência do TCE-PA, cuja coordenação é de responsabilidade do conselheiro Nelson Chaves.

No dia 31 de janeiro, foi lançado o Boletim de Jurisprudência nº 7, com decisões proferidas pelo Tribunal Pleno nos últimos seis meses e que tem por finalidade informar profissionais da área do Direito, gestores públicos e população acerca das matérias mais relevantes deliberadas pelo Órgão Colegiado.

Também fazem parte da Comissão de Consolidação e Sistematização de Jurisprudência o secretário geral José Tuffi Jr., o procurador jurídico Paulo Meira e os auditores de Controle Externo Isabella Emmi, Vanessa Rocha e Rafael Saavedra.

Em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN), o Tribunal disponibilizou, no Portal do TCE, um link para o cadastramento de e-mails dos interessados em receber os Boletins de Jurisprudência. Para se cadastrar é só acessar o endereço https://www.tce.pa.gov.br/index.php/jurisdicionado/boletins-de-jurisprudencia. Participaram da ação pela SETIN os servidores Otton Charles de Moura e Danilo Frazão.

Segurança - A conselheira Lourdes Lima sugeriu manifestação de pesar à família do empresário e educador Amintas Pinheiro, morto em uma tentativa de assalto na noite de quarta-feira, 6, em Belém. Amintas era marido da deputada estadual professora Nilse Pinheiro.  As condolências serão também endereçadas à Câmara Municipal de Ananindeua e Assembleia Legislativa do Estado do Pará, instituições nas quais a professora Nilse Pinheiro possui atuação.

A violência urbana e suas origens estiveram entre os principais temas discutidos pelos conselheiros do TCE-PA durante a sessão plenária. O conselheiro Nelson Chaves voltou a destacar o investimento em creches como alternativa prática e viável à boa formação dos futuros adultos a partir de uma infância melhor assistida pelo Poder Público.

O conselheiro Julival Rocha destacou serem imprescindíveis intervenções mais efetivas do Estado para a diminuição da violência no Brasil, de modo que sejam respeitadas suas obrigações constitucionais como garantir o acesso à saúde, à educação e segurança aos cidadãos do País.

Alça Viária - O conselheiro substituto Daniel Mello parabenizou o Governo do Estado e demais instituições responsáveis pela recente inauguração da Ponte da União, na Alça Viária. O evento ocorreu no dia 31 de janeiro, após sete meses do início das obras. O TCE-PA participou do grupo de trabalho instituído no primeiro semestre de 2019, cujo objetivo era deliberar sobre a contratação e construção da nova ponte sobre o Rio Moju. Após aprovação pelo Corte de Contas, será encaminhado elogio pela celeridade da conclusão das obras ao Governo do Estado.

SESSÃO PLENÁRIA 06 02 2020 CONS. NELSON CHAVES NA PRESIDENCIA