“Miriti – A arte que encanta” é tema da exposição Canoas de Promesseiros de 2020

Com o tema “Miriti – A arte que encanta”, e locação nos espelhos d’água que adornam a sede da instituição, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) abre oficialmente nesta sexta-feira, 09 de outubro, às 18 horas, a décima edição da exposição “Canoas de Promesseiros”.

Neste ano, serão exibidos 150 barcos de miriti.

Produção feita pelos artesãos ribeirinhos de Abaetetuba e arredores com requintes de arte e, o que é melhor, arte local, neste ano a mostra da colorida “procissão fluvial” de barcos de miriti que tem a cara da nossa terra e virou tradição no período do Círio de Nazaré em uma das esquinas mais movimentadas da cidade, a da travessa Quintino Bocaiúva com a avenida Nazaré, fala de encanto.

Desde 2010, o TCE realiza a “Canoa de Promesseiros”. Nesta edição, a coordenação do evento – uma ideia do conselheiro Nelson Chaves –, que fomenta a arte local, buscou um tema que envolvesse o encanto que os brinquedos de miriti provocam em adultos e crianças.

A ação caiu no gosto popular. Entre os seus objetivos está o de oportunizar a todos que circulam pelo bairro de Nazaré durante a semana que antecede o domingo do Círio até o fim da quadra nazarena, que vivenciem o clima da festa de Nazaré, mesmo sem a procissão presencial neste ano de pandemia.

A valorização da cultura do Miriti – fibra leve retirada da palmeira de açaí na região de Abaetetuba, nordeste paraense –, também é importante por se tratar da produção de brinquedos e artesanatos conhecida mundialmente. Outro objetivo da exposição é mostrar para o público a importância dos artesãos e do miriti na identificação dos paraenses com a cultura local.

A importância da Fibra de Miriti para os artesãos

Milhares de famílias abaetetubenses têm como fonte de renda a produção e comercialização de objetos, alimentos e outras manufaturas de miriti. Essas pessoas trabalham e dependem, exclusivamente, da fibra do miriti. São homens, mulheres e adolescentes que realizam atividades por meio do extrativismo da fibra.

Serviço
Lançamento da Exposição Canoas de Promesseiros 2020 - “Miriti – A arte que encanta”
Horário: às 18 horas
Local: Travessa Quintino Bocaiúva - 1585
Período: 09 a 26 de outubro

CANOASDEPROMESSEIROSLANÇAMENTO2020